pt Português en English es Español
 

Publicado em 26/07/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Logomarca da Revista 'Visa em Debate' 

Um artigo de publicado na revista online ‘Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Visa em Debate)’, editada pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), será apresentado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Sessão Científica, no dia 28 de julho, às 15h, por sua autora, Jaqueline Kalleian Eserian. O evento é aberto ao público geral e pode ser acessado por aqui.

Na ocasião, a autora do artigo fará uma exposição inicial e debaterá sobre o tema, que é desvios da qualidade de medicamentos, com convidados e o público. Entre os convidados estão umas das editoras científicas da publicação, Maria Helena Villas Bôas, e a vice-diretora de Pesquisa e Ensino do INCQS/Fiocruz, Silvana Jacob.

Já da Anvisa participarão o gerente-geral de Conhecimento, Inovação e Pesquisa (GGCIP), Artur Iuri; o gerente da Gestão Documental e Memória Corporativa (Gedoc), Fábio Gama; a gerente-geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS), Ana Carolina Marino; e a gerente de Farmacovigilância (GFARM), Helaine Capucho.

O artigo é intitulado ‘Caracterização e representatividade dos desvios da qualidade de medicamentos no âmbito da farmacovigilância: uma revisão narrativa’ e foi publicado na última edição da revista 'Visa em Debate'.

Doutora em Ciências, Jaqueline Kalleian Eserian é pesquisadora científica do Instituto Adolfo Lutz e docente do Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS/SP (Cefor/SP) no curso de especialização em Vigilância Laboratorial em Saúde Pública.

A apresentação de artigos da Anvisa acontece desde 2019 e Maria Helena Villas Bôas, do INCQS/Fiocruz, participou da primeira edição.

 

Revista ‘Visa em Debate’ completa 10 anos em novembro!

A ‘Visa Debate’, única do Brasil sobre vigilância sanitária, é uma publicação trimestral e online, editada pelo INCQS/Fiocruz, com apoio técnico e financeiro da Anvisa. Está disponível dentro do site do INCQS ou no site da própria revista 'Visa em Debate'.

Nela são publicados artigos acadêmicos e científicos inéditos, que articulam temas multi e interdisciplinares sobre sociedade, ciência e tecnologia, relacionados aos diversos campos da vigilância sanitária. A revista é classificada como B2 pela área de avaliação interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes).

Neste ano, a Revista completa 10 anos. As comemorações incluem oficina de redação de artigos, publicação de um número temático comemorativo e a realizaremos de uma mesa-redonda. A programação será divulgada em breve.

- confira a entrevista de Maria Helena Villas Bôas, umas das editoras científicas: