pt Português en English es Español
 

BraCVAM ACVAM audtorio11

No centro da foto Eduardo Leal, diretor do INCQS, ladeado pelos expertos do Instituto, do BraCVAM e do EURL-ECVAM

O INCQS sediou o workshop Recent Developements in the Science, Validation and Acceptance of Alternative Methods to Animal Use, painel sobre validação de métodos alternativos ao uso de animais. Trata-se de uma iniciativa no âmbito da 8ª Convocatória dos Diálogos Setoriais Brasil – União Europeia.

Esse evento – e outros relatados abaixo – marcaram a vinda ao Brasil de uma missão do EURL-ECVAM* interessada em ter contato direto com a estrutura da Renama** e trocar conhecimentos e experiências na perspectiva de futuras colaborações conjuntas.

A intenção desse intercâmbio é possibilitar iniciativas comuns sobre métodos alternativos, fortalecendo o diálogo e a cooperação entre especialistas brasileiros e europeus, com troca contínua de informações sobre as ações relacionadas ao assunto. Além de equacionar temas como o alinhamento de questões regulatórias para facilitar o desenvolvimento de métodos alternativos.

Antes da visita ao Instituto, a comitiva do EURL-ECVAN – composta de Maurice Whelan, Valerie Zuang, João Barroso e Roman Liska do IHCP/JRC – esteve em Brasília visitando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a sede da Embrapa e participando de outro workshop: Inovação, Validação e Regulação: uma perspectiva bilateral em Métodos Alternativos ao Uso de Animais (veja matéria da Anvisa sobre esse evento clicando aqui).

De Brasília, seguiram para Campinas, onde conheceram as instalações do LNBio (Laboratório Nacional de Biociências), um dos três laboratórios centrais da Renama – os outros dois são o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia) e o INCQS.

De Campinas a comitiva seguiu para o Rio, onde o INCQS foi o anfitrião dos especialistas internacionais, juntamente com a equipe do BraCVAM (Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos) e a do Inmetro.

Numa intensa programação, a parte da manhã foi ocupada pelo workshop sobre validação, aberto ao público. A programação desse evento pode ser vista clicando aqui. À tarde, em encontro de trabalho, houve reunião de grupos de pesquisadores e especialistas brasileiros ligados ao tema dos métodos alternativos do Inmetro, do INCQS e do BraCVAM com os quatro expertos estrangeiros.

“Esses contatos entre nossas instituições e as europeias e as trocas entre seus pesquisadores e especialistas apontam para um futuro promissor e o início de parcerias efetivas entre a EU e nosso país”, avaliou Isabella Delgado, vice-diretora de Ensino e Pesquisa do INCQS.

Eduardo Leal, diretor do INCQS, ressaltou que essa colaboração entre o bloco europeu e o Brasil se dá nos marcos de cooperação entre entes públicos que têm por norte a democracia e a ideia de um mundo multipolar. Uma colaboração horizontal, mutuamente proveitosa e que pode se desdobrar em ações nas quais o Brasil seja uma ponte para seus parceiros da Unasul, da Celac e da África. “Além disso”, completou, “a ideia de os animais serem portadores de direitos é um avanço civilizatório e a ciência deve estar a serviço desse e de outros anseios éticos da humanidade.”


* O EURL-ECVAM (Laboratório de Referência da União Europeia para Alternativas à Experimentação Animal) foi criado em 2010 para desenvolver, validar e promover novos métodos alternativos para a aplicação de regulamentação. Também valida métodos que foram desenvolvidos anteriormente por outros laboratórios. E promove o desenvolvimento, a difusão de métodos e abordagens alternativas e sua aplicação na indústria – além de sua aceitação pelos reguladores.

** Já a Renama (Rede Nacional de Métodos Alternativos) surgiu em 2012 no âmbito do MCTI com objetivos análogos de estimular o uso de métodos alternativos na pesquisa científica. A Renama está organizada em laboratórios centrais, que recebem e disseminam o conhecimento em métodos alternativos e fazem parcerias com laboratórios associados, públicos ou privados.

BraCVAM ECVAM auditorio22

Uma audiência atenta e participantiva no auditório do INCQS