pt Português en English es Español
 

Isabella e Octavio no ICATM3

Na foto, Octavio Presgrave é o quinto, à frente, a partir da esquerda e Isabella Delgado, no alto da escada, é a quarta, à partir da direita

Nos dias 10 e 11/11, Isabella Delgado – vice-diretora de Ensino e Pesquisa do INCQS – e Octavo Presgrave – coordenador do BraCVAM (Centro Brasileiro para Validação de Métodos Alternativos) – participaram da reunião dos membros da Cooperação Internacional sobre Métodos Alternativos (ICATM, sigla em inglês), na sede da Joint Research Centre, do Laboratório de Referência da União Europeia para alternativas à experimentação animal (EURL ECVAM, sigla em inglês), em Ispra, Itália.

Representantes de organizações envolvidas na validação de métodos alternativos de vários países discutiram temas como: cooperação nos estudos de validação; atividades no âmbito da OCDE sobre linhas de desenvolvimento de testes; as diferenças sobre as exigências de informações sobre riscos toxicológicos entre os setores e jurisdições; e como melhor envolver a comunidade regulatória internacional para uma melhor compreensão e aceitação de métodos alternativos.

Os parceiros do ICATM reafirmaram o seu compromisso de trabalhar juntos em um esforço concentrado para acelerar o progresso no desenvolvimento, validação e aceitação de métodos alternativos à experimentação animal.

Fundado em 2009, este grupo internacional inclui representantes da Coreia do Sul (KoCVAM), Estados Unidos da América (ICCVAM e NICEATM), Japão (JACVAM), Canadá (Health Canada) e da União Europeia.

As organizações que trabalham em métodos alternativos do Brasil (BraCVAM) e da China participaram este ano na qualidade de observadores, na perspectiva que venham a integrar como membros plenos o coletivo do ICATM.

Veja a notícia original, em inglês, no site do Joint Research Centre.

BraCVAM

O Centro Brasileiro para Validação de Métodos Alternativos (BraCVAM, Brazilian Center for Validation of Alternative Methods) foi idealizado em 2008 e logo recebeu apoio da comunidade científica, setores produtivos, academia e órgãos internacionais.

Em 2011, durante as comemorações do 30º aniversário do Instituto, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), instituindo uma comissão para viabilizar a criação do BraCVAM.

A partir de 2012 ficou estabelecido – pela Portaria que instituiu a Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama) – que o processo de validação de métodos alternativos dar-se-ia no âmbito do BraCVAM.

Em 2013 o BraCVAM foi oficialmente criado através de Portaria da direção do INCQS.