A Jornada Científica tem como objetivo proporcionar uma oportunidade para exposição e discussão dos trabalhos de alunos de iniciação científica (PIBIC), iniciação tecnológica (PIBITI), estágio curricular (PEC), iniciação científica (INOVA e FAPERJ), da Residência Multiprofissional (R2 e R1) e pós-doutorado (Pós-Doc).

É o momento exclusivamente criado para a avaliação do desenvolvimento dos projetos e para o intercâmbio de experiências entre estudantes, pesquisadores e demais profissionais da Instituição. Esta integração reforça a importância do ambiente acadêmico, científico e tecnológico na construção do conhecimento e fortalece a sua inserção no próprio Instituto.

Este evento científico, que já está na sua oitava edição, é organizado pela Coordenação de Pesquisa do INCQS / Fiocruz.

A identidade visual do evento representada por “gotas d’agua”, seguiu o mesmo conceito da edição de 2018. O trabalho foi realizado em conjunto com o SGTI (Leandro) e a ACS (Maria Fernanda).

Card image
Por que ÁGUA?

Na visão do cientista: a água é um dos elementos mais importantes para todas as formas de vida conhecidas.

  • 70% do planeta terra é coberto por água;
  • 70% do peso do corpo humano é composto por água;
  • A água é a razão da exuberância das florestas;
  • Na água se vê a força das ligações covalentes;
  • As gotas d’agua são definidas pelas forças de adesão e coesão.


Conceito criativo:

Jornada representa marcha, caminhada ou percurso feito em um período. Também remete ao processo de crescimento e amadurecimento científico e profissional.

Assim como, após a chuva de verão, as gotas d’agua marcam o início de um novo ciclo de vida, a materialização desse evento, depois de um ano de trabalho, indica o começo dos novos desafios.

Essas percepções justificam a nossa escolha, mas a interpretação desta imagem não pode ser limitada por estas simples ideias... fica aberto a imaginação de cada um...

Esta arte conceitua todas as peças que fazem parte da VIII Jornada Científica, reforça a importância do evento e consolida as diferentes atividades desta edição: livro, cartazes, e-mail marketing e todas as outras peças de divulgação.