O instituto nasce na década de 50, quando começaram a surgir leis nacionais específicas para tratar das normas gerais de defesa e proteção da saúde. Inicialmente com o nome de Laboratório Central de Controle de Drogas e Medicamentos (LCCDM) e, posteriormente incluindo a área de alimentos (LCCDMA). Com o aumento da produção de bens sujeitos à vigilância sanitária (alimentos, cosméticos, saneantes, etc) e a consequente necessidade de melhoria do controle da qualidade desses produtos, o LCCDMA é incorporado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), se transformando, em 1981, no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), nome utilizado até hoje.

Desde então a unidade vem se dedicando, por meio de um forte desenvolvimento científico e tecnológico, para elevar a qualidade de produtos e serviços e adequar os segmentos produtivos de interesse da saúde e os ambientes às demandas sociais.

MISSÃO - Contribuir para a promoção e recuperação da saúde e prevenção de doenças, atuando como referência nacional para as questões científicas e tecnológicas relativas ao controle da qualidade de produtos, ambientes e serviços vinculados à vigilância sanitária.

VISÃO - Ser reconhecido como instituição pública de referência para as questões científicas e tecnológicas relativas ao controle da qualidade de produtos, ambientes e serviços vinculados à vigilância sanitária.

VALORES

Responsabilidade Social
Qualidade
Gestão participativa
Parcerias e Cooperação
Desenvolvimento e Capacitação de RH
Ética