pt Português en English es Español
 

Ivano di Filippis e Maysa Clementino, do INCQS, estão entre os 21 pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz que foram contemplados com bolsas do Cientista do Nosso Estado e Jovem Cientista do Nosso Estado, programas da Faperj de apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisa no estado do Rio de Janeiro. Nesta edição de 2012, a Fiocruz ficou em terceiro lugar na categoria Cientista do Nosso Estado e em sexto na categoria Jovem Cientista do Nosso Estado, com treze e oito projetos beneficiados, respectivamente.

Para a escolha dos selecionados, foram considerados, dentre diversos aspectos, a relevância do projeto para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, ambiental e social do estado do Rio de Janeiro, o seu potencial multiplicador e a formação de recursos humanos.

Como novidade no edital de 2012, os pesquisadores contemplados terão o compromisso de desenvolver atividades como cursos ou palestras em escolas públicas do estado do Rio de Janeiro.

Os projetos do INCQS, na categoria Jovem Cientista do Nosso Estado, foram: “Desenvolvimento de um sistema de identificação e caracterização genotípica rápida e epidemiologia”, de Ivano, e “Avaliação metagenômica da microbiota de ambientes aquáticos no rio de janeiro e seus impactos na saúde pública”, de Maysa, ambos do Departamento de Microbiologia do Instituto.

Mais informações e lista dos contemplados no site da Faperj.