pt Português en English es Español
 

De 28 a 29 de agosto, vai se realizar o 6º Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos (6º ENIFarMed) no Centro de Convenções Rebouças (CCR), Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.

O ENIFarMed é uma realização do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento em Fármacos e Medicamentos (IPD-Farma) em conjunto com a Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec) e tem como público alvo a indústria, a cadeia produtiva de fármacos e medicamentos e a cadeia de inovação (que participa do evento para fazer networking, para validar suas sugestões e para trocar conhecimento), o governo (que participa para validar suas propostas na área de regulação, normalização, registro de patentes, financiamento e subvenção) e a academia (que busca alinhar o foco de suas pesquisas de acordo com o que está sendo discutido e com o que a indústria está sinalizando).

Para esta 6ª edição espera-se receber ao menos 400 pessoas. O evento vai dar continuidade aos principais temas discutidos nas últimas edições, e vai tratar de temas novos ou com abordagem e dinâmica diferentes.

A versão ainda preliminar do Programa apresenta duas Conferências Internacionais (uma em cada dia de evento). A primeira pretende mostrar o caminho do crescimento econômico e social calçado na inovação percorrido pela Coréia do Sul, com a apresentação do Dr Kyung Won Jang, do Instituto Coreano de Desenvolvimento Industrial da Saúde, como um modelo a ser pensado para o Brasil. A segunda conferência vai focar no desenvolvimento do mercado farmacêutico da América Latina e será apresentada por uma das mais altas sumidades em patentes, em nível mundial, Dra Mirta Levis, da ALIFAR (Asociación Latinoamericana de Industrias Farmacêuticas).

A programação vai trazer temas já discutidos em edições anteriores, como doenças negligenciadas, estudos não-clínicos, e pesquisa clínica, com a intenção de evidenciar a evolução desses assuntos no cenário brasileiro e da América Latina, já que são temas não apenas de extrema relevância como sobretudo foram profundamente debatidos em edições anteriores e geraram desdobramentos. Como exemplo, temos a estruturação de Grupos de Trabalho do IPD-Farma em Estudos Não-clínicos e em Pesquisa Clínica, para tratar das propostas apresentadas durante o ENIFarMed.

Adicionalmente, o programa vai abordar diversos temas ainda não discutidos neste fórum. Liderado pelo ex-ministro da saúde José Gomes Temporão, vamos analisar a valoração da agilização dos processos de concessão de patentes, precificação e registro sanitário, pois o longo tempo de espera para obter as aprovações e registros torna o Brasil menos competitivo e menos atraente para investimentos em áreas que demandem inovação tecnológica.

E, para dar continuidade a uma avaliação do setor de governo, a Plenária Nacional do primeiro dia será conduzida pelo vice-presidente da Fiocruz, Jorge Bermudez, numa tentativa de alinhamento entre legislação, regulamentação e normatização na promoção da inovação e o papel do GECIS (Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde). Como forma de avaliar o entrosamento do setor público com o privado e os resultados já gerados, vamos realizar uma análise crítica das Parcerias Público-Privadas (PPPs), também conhecida por Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs).

E para ajustar a missão do ENIFarMed de criar um ambiente de sinergia entre o segmento industrial e acadêmico, será realizada uma mesa redonda para tratar da inserção da Academia na cadeia de inovação e evidenciar quais oportunidades e quais dificuldades existem para ambos os lados. Em função do grande sucesso ocorrido na última edição, estão programadas a Sessão de Pôsteres, que se consagra com a Premiação Reconhecimento Técnico, em que os Pôsteres que apresentarem maior foco no mercado e maior relevância social serão selecionados para uma apresentação oral, a qual permitirá uma aproximação com os empresários e empreendedores presentes.

Alguns temas de conteúdo técnico, ainda pouco debatidos por serem relativamente novos para a sociedade, como biossimilares e nutracêuticos, serão cuidadosamente tratados no fórum ENIFarMed, pois representam janelas de oportunidade não apenas para a indústria como também para toda a academia.

Em sessão exclusiva e paralela ao evento, está programado o workshop sobre biodiversidade, com a participação de órgãos governamentais cuja ação tem efeito direto na pesquisa e o desenvolvimento (P&D) da fauna, flora e microbiota brasileira, como o CGEN, Ibama, CNPq e IPHAN. Durante o workshop será debatida a revisão da Medida Provisória 2.186-16 de 2001, e serão analisadas propostas para agilizar os processos de autorização de P&D e criar segurança jurídica.

Clique aqui e confira o programa preliminar do evento.

Setor: ENIFarMed E-mail: ipd-farma@ip-farma.org.br Telefone: (21) 3077-0800