pt Português en English es Español
 

O Núcleo Técnico de Artigos de Saúde (NT/AS) realiza ensaios em produtos para a saúde, que são dispositivos médicos, tais como, materiais, artigos ou sistemas de uso ou aplicação médica ou odontológica. Estes se destinam à prevenção, tratamento, reabilitação ou anticoncepção; e não utilizam meio farmacológico, imunológico ou metabólico para realizar sua principal função. Agulhas, seringas, dispositivos intrauterinos contendo cobre, bolsas para coleta e armazenagem de sangue e preservativos são alguns exemplos de produtos sob a coordenação do NT/AS. 

De modo geral, os ensaios avaliados pelo NT/AS são uma resposta às demandas de programas do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se de análises na modalidade prévia, exclusivas do INCQS, e orientações técnicas para os entes do Sistema Único de Saúde, determinantes para o registro de produtos e para a vigilância pós comercialização. 

De maneira menos frequente, o NT/AS também atende demandas espontâneas, feitas por pacientes ou consumidores junto aos órgãos competentes. As avaliações do NT/AS envolvem os departamentos de Farmacologia e Toxicologia (DFT), de Microbiologia (DM) e de Química (DQ) do INCQS. 

Além da rotina de laboratório e do atendimento a programas do Ministério da Saúde e da Anvisa, o NT/AS também colabora na atualização e elaboração das legislações que versam sobre as análises dos produtos que coordena, colaboração é decorrente da participação do INCQS em reuniões técnicas com a Anvisa. O NT/AS também propõe linhas de pesquisa em sua área que visam implementar ensaios atualizados para avaliação da qualidade dos produtos com ideias inovadoras adquiridas em simpósios, cursos e congressos