O Grupo Técnico de Artigos e Instrumentos de Saúde (GT/AIS) realiza ensaios em produtos para a saúde, tais como, materiais, artigos ou sistemas de uso ou aplicação médica ou odontológica. Estes se destinam à prevenção, tratamento, reabilitação ou anticoncepção; e não utilizam meio farmacológico, imunológico ou metabólico para realizar sua principal função. Agulhas, seringas, DIUs, bolsas para armazenagem de sangue e preservativos são alguns exemplos de produtos analisados pelo GT/AIS.

De modo geral, os ensaios avaliados pelo GT/AIS são uma resposta às demandas de programas do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se de análises prévias e orientações técnicas para aquisição de produtos em licitações do MS, além do posterior monitoramento dos mesmos ?  é o que se chama de vigilância pós-comercialização. Cabe ressaltar que estas análises são exclusivas do INCQS.

De maneira menos freqüente, o GT/AIS também atende demandas espontâneas, feitas por pacientes ou consumidores junto aos órgãos competentes. As avaliações do GT/AIS acontecem nos departamentos de Farmacologia e Toxicologia (DFT), de Microbiologia (DM) e de Química (DQ) do INCQS.

Além da rotina de laboratório e do atendimento a programas do Ministério da Saúde e da Anvisa, o GT/AIS também colabora na atualização e elaboração das legislações que versam sobre os produtos que avalia. Esta colaboração é decorrente da participação do INCQS em reuniões técnicas com a Anvisa. Por fim, o GT/AIS também propõe linhas de pesquisa em sua área, além de participar e promover simpósios, cursos e congressos.