pt Português en English es Español
 

Análises são o conjunto de procedimentos ou ensaios realizados pelo INCQS para se verificar a qualidade de insumos, produtos, ambientes ou mesmo serviços sujeitos à vigilância sanitária. Essas análises podem ser de diversos tipos: por exemplo, um alimento enlatado que chegue ao Instituto, terá seu rótulo, recipiente e conteúdo analisados. E mesmo o alimento poderá sofrer monitoramentos de diversos tipos, tais como microbiológico, químico, ou mesmo toxicológico.

Toda essa atividade é subdividida e coordenada por diferentes Núcleos Técnicos (NTs), que distribuem as amostras pelos diferentes laboratórios dos Departamentos de Química, Microbiologia, Farmacologia e Toxicologia e Imunologia, de acordo com as análises a serem realizadas. É importante salientar que a atuação dos NTs não se restringe à rotina de análises. Estes desempenham também importante papel na formulação de propostas de alteração da legislação, na proposição de linhas de pesquisa, no desenvolvimento tecnológico e na promoção e organização de eventos (tais como congressos, simpósios, oficinas, dentre outros).

Para conhecer a estatística em relação às modalidades de análises e amostras analisadas por programa, clique em Resultados Institucionais.