pt Português en English es Español
 

Ocorrerá neste sábado (14/6) a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, cujo slogan deste ano é Não pode bobear, tem que vacinar. Todas as crianças menores de 5 anos devem receber as gotinhas da vacina Sabin, que conferem proteção contra a paralisia infantil.

O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar cerca de 16 milhões de crianças. Para atingir esta meta, mais de 200 mil pessoas, entre servidores e voluntários, vão atuar nos 70 mil postos de vacinação espalhados por todo o Brasil. Na Fiocruz, um dos maiores postos do país, a expectativa é superar a marca do ano passado, quando mais de 3,2 mil crianças foram vacinadas. Além das gotinhas, a Fiocruz oferecerá também mais de 70 atividades culturais, de divulgação científica e promoção da saúde, bem como prestação de serviços. Trata-se da 15ª edição do Fiocruz Pra Você, promovido todos os anos concomitantemente à primeira etapa da campanha anti-pólio, das 8h às 17h, no campusda Fundação em Manguinhos (Avenida Brasil 4.365). O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, e outras autoridades participarão do evento.

No Fiocruz pra Você, mais de 1,5 mil voluntários prometem transformar o campus da Fundação no cenário de uma grande festa da cidadania, com atividades para toda a família. AfroLata, Irmãos Brothers, Orquestra de Sopro da Pro Arte, Dançando Para Não Dançar e Companhia Étnica de Dança são alguns dos grupos que farão apresentações durante o evento. Além disso, haverá mini-laboratórios para simular a produção de vacinas e medicamentos; mini-oficina para demonstrar a produção de mel pelas abelhas; e estande para ensinar como obter água potável a partir da fabricação de um filtro artesanal de baixo custo. As atrações incluem, ainda, jogos educativos com temas de saúde e meio ambiente; oficinas de dobraduras, fantoches e fotografia; contadores de histórias; uso de microscópios para desvendar o mundo dos microrganismos; atividades esportivas, como basquete, futebol e xadrez; e um cyber café ? onde crianças de 5 a 10 anos poderão utilizar computadores com softwares interativos e educativos, sob a orientação de profissionais.

Disseminar informações sobre as doenças e como preveni-las é um dos principais objetivos do Fiocruz pra Você. Por isso, durante o evento, os visitantes poderão esclarecer suas dúvidas sobre DST/Aids (com distribuição de preservativos e orientação de como usá-los corretamente); tuberculose; e doenças relacionadas ao envelhecimento. Prevenção da cárie e de outras doenças bucais, com demonstrações práticas nos ?escovódromos?; conscientização sobre as conseqüências nocivas do uso de álcool e drogas ilícitas; orientações sobre como se alimentar de forma nutritiva, barata e sem desperdício; esclarecimentos sobre a surdez e a inclusão social dos portadores de deficiência auditiva; informações sobre transplantes e doações de órgãos; e alertas sobre os riscos dos corantes encontrados nos alimentos também serão temas abordados nos diferentes estandes do Fiocruz pra Você.

Para os pais, o evento reserva atividades que visam mostrar como prevenir acidentes com as crianças; os cuidados necessários com os recém-nascidos; e a importância do aleitamento materno, bem como da doação de leite humano. Exames para avaliar o padrão de crescimento e os sinais vitais das crianças; testes da função pulmonar; exames de glicose e do pé diabético; medição da pressão arterial; orientação sobre o auto-exame das mamas; e coleta de sangue (pelo Hemorio) são outros exemplos de serviços que serão oferecidos aos visitantes da Fiocruz neste sábado. Para os que ficarem cansados depois de tantas atividades, haverá sessões de shiatsu para relaxar. Por fim, com o objetivo de garantir a limpeza do campus da Fiocruz, os participantes poderão trocar uma sacola de lixo por uma muda de planta.

Festa em Jacarepaguá

O evento não ocorrerá apenas no campus de Manguinhos. O novo campus da Fundação em Jacarepaguá também vai aderir à festa, oferecendo, além da vacinação, oficina de material reciclado, orientações para economia de energia, educação em saúde bucal, recreação com profissionais de educação física e serviços como aferição de pressão arterial e glicose, massoterapia e gratuidade para segunda via de documentação (certidões e identidade). O endereço é Avenida Comandante Guaranys 447). A festa da vacina se estende, ainda, à unidade da Fiocruz localizada em Salvador.
 
A poliomielite

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil ou simplesmente pólio, atinge geralmente as crianças e é causada pelo poliovírus. A transmissão acontece quando as fezes infectadas entram em contato com a boca, mas, em casos raros, o contágio também acontece pelo ar. O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e é disseminado pela corrente sangüínea. Ao chegar no sistema nervoso central, o vírus ataca neurônios e provoca a paralisia dos membros inferiores e superiores. Nos casos mais raros, a doença pode levar à morte. A melhor forma de prevenir é a vacina, que é segura e não tem contra-indicações. Todas as crianças menores de 5 anos, inclusive aquelas que já tomaram a vacina em outras ocasiões, devem ser vacinas novamente, de acordo com o Ministério da Saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi criada em 1980, com o objetivo de imunizar toda a população infantil brasileira, e tem dado certo: o último caso de poliomielite registrado no Brasil foi em 1989. A doença já foi erradicada das Américas, mas ainda persiste em países como Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. ?Uma pessoa em viagem de turismo ou negócios pode levar o vírus para outros países. Por isso, mesmo com o certificado de erradicação do poliovírus selvagem em todo o continente americano, as campanhas devem permanecer no Brasil, como medida de segurança para a saúde mundial?, alerta o Ministério da Saúde, que, não à toa, escolheu como slogan da campanha deste ano a frase Não pode bobear, tem que vacinar.

O Fiocruz pra Você é promovido pela Fundação desde 1994, quando mais de 15 mil pessoas estiveram na Fundação não só para vacinar as crianças, mas também para participar das atividades culturais, de divulgação científica e promoção da saúde. Ao longo de suas 14 edições, a festa da vacina na Fiocruz já foi prestigiada por artistas, como Renato Aragão, Xuxa, Sandra de Sá, Angélica, Letícia Sabatella e Maitê Proença; atletas, como Ronaldo ?Fenômeno?, Oscar e Daniele Hypólito; e até por Heloísa Sabin, viúva de Albert Sabin, cientista que desenvolveu as famosas gotinhas contra a poliomielite. A criação do Fiocruz pra Você foi uma estratégia de enfrentamento da violência nas comunidades do entorno da Fundação por meio do fortalecimento da cidadania.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa para 2008 é imunizar 450 mil crianças menores de 5 anos em cada etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Serão 810 postos, abertos das 8h às 17h. Em 2007, mais de 800 mil crianças foram imunizadas no Rio.