pt Português en English es Español
 

A Coleção de Microrganismos de Referência do INCQS foi oficialmente credenciada pelo Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria-Executiva do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético. A promulgação saiu no Diário Oficial de 16 de outubro e atendeu a solicitação feita há cerca de um ano.

O reconhecimento institucional proporciona maior segurança na atividade, pois esta será regulamentada por um órgão oficial que segue normas de preservação e controle da qualidade, conforme explicou o chefe do Laboratório de Microrganismos de Referência e curador da Coleção, Ivano de Filippis.

“O estabelecimento da coleção como Fiel Depositário, ajuda principalmente os pesquisadores, que terão suas linhagens mantidas com segurança e exclusividade se esta for uma opção do pesquisador”, disse.

A Coleção de Microrganismos de Referência do INCQS é atualmente formada por três sub-coleções: bactérias, fungos e archaeas totalizando um acervo de 871 linhagens.

O Laboratório de Microrganismos de Referência do INCQS está elaborando um Procedimento Operacional Padrão (POP) que contém o formulário que irá regulamentar o depósito de culturas na coleção. O documento se baseia em informações obtidas a partir dos formulários de depósito de coleções internacionais, como ATCC (Estados Unidos), DSMZ (Alemanha) e CCUG (Suécia).