Publicado em 26/11/2024
Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz).
Com o objetivo de criar um espaço de diálogo e de identificar oportunidades de melhorias na gestão, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) promoveu a primeira oficina de integração com o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Realizado no dia 13 de novembro, no auditório Sérgio Arouca do INCQS/Fiocruz, o evento reuniu as equipes da Assistência Técnica de Projetos Institucionais (ATPI), coordenadores técnicos, apoiadores dos projetos e gestores para esclarecer dúvidas e fortalecer o gerenciamento compartilhado dos projetos da unidade.
O encontro foi estruturado em três momentos, direcionados a públicos específicos: 1 - reunião operacional entre a equipe da Fiotec e a ATPI do INCQS; 2 – roda de conversa sobre o papel da Fiotec e oportunidades de melhoria no gerenciamento compartilhado de projetos, com a participação da Fiotec, ATPI, Coordenadores e Apoiadores de projetos; 3 - Alinhamento institucional entre diretorias da Fiotec e do INCQS, que envolveu a equipe do ATPI, juntamente com a Direção do instituto e da Fiotec.
Foi a primeira vez que o INCQS realizou um evento deste tipo com a Fiotec. A iniciativa faz parte de uma proposta da Fiotec, que está promovendo oficinas de integração com todas as unidades da Fiocruz. Esse formato permite um contato direto e personalizado com cada unidade, adaptando discussões e alinhamentos às especificidades de cada uma, fortalecendo as relações institucionais e buscando melhorias no gerenciamento dos projetos de maneira mais próxima e colaborativa.
Para Fernanda Nicodemos, da Assistência Técnica de Projetos Institucionais do INCQS: “promover a integração e o alinhamento entre as equipes do INCQS e da Fiotec é essencial para fortalecer a gestão e aumentar a eficiência dos projetos institucionais”.
De acordo com Vanessa Costa, diretora técnica da Fiotec, os três encontros foram muito proveitosos para esclarecimentos e sugestões de melhoria. "Esse foi um dia importante de reconhecimento entre os parceiros, inclusive pessoas que se conheciam somente por e-mail há anos, puderam se conhecer pessoalmente. E isto produz vínculo e facilita a comunicação. É compromisso da direção da Fiotec ampliar espaços de diálogo com as unidades da Fiocruz, esta rodada de oficina nas unidades foi só o primeiro movimento. Acho que estamos no caminho certo para o apoio mais eficiente aos projetos”, avalia.
Atualmente, a ATPI/INCQS gerencia 22 projetos em execução e possui outros três em fase de iniciação, em parceria com a Fiotec. Essa colaboração reforça o compromisso mútuo com a excelência e a inovação no apoio aos projetos de saúde pública.
Fotos: Marcos Paulo da Silva Sant'Anna (SGT/INCQS)