Publicado em 23/07/2024.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)
Representantes do INCQS/Fiocruz na reunião posam com visitantes do PNI em frente ao Instituto. Foto: Pedro Pulo Gonçalves (INCQS/Fiocruz)
Responsáveis pela vacinação no Brasil, representantes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) estiveram no INCQS/Fiocruz em 8 de julho.
O objetivo foi alinhar as atividades entre o Instituto e o Departamento do PNI (DPNI), além de discutir um projeto de melhoria e expansão das atividades de imunização.
Reunião
Participaram da reunião, por parte do Programa, o diretor do DPNI, Eder Gatti Fernandes, e a coordenadora-geral de Gestão de Insumos e Rede de Frio, Thayssa Neiva da Fonseca Victer.
Já pelo INCQS, estiveram o diretor, Antonio Eugenio de Almeida; a vice de Vigilância Sanitária, Célia Romão; a coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos, Maria Aparecida Boller; a chefe do Serviço de Animais de Laboratório, hais Veronez; e a representante do Setor de Vacinas Bacterianas, Jaline Cabral da Costa.
Também, os chefes dos departamentos técnico-científicos: Jarbas Emilio dos0 Santos (Imunologia), Cláudia Souto (Microbiologia), Adriana Sant’Ana (Química) e Fábio Amendoeira (Farmacologia e Toxicologia).
O PNI
O Programa Nacional de Imunizações é um programa do Ministério da Saúde, criado em 1973, que coordena as ações de imunizações no Brasil e distribui vacinas gratuitamente.
Por conta dele, doenças foram erradicadas ou controladas e o país dispõe de um Calendário Nacional de Vacinação, voltado a crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.
O INCQS/Fiocruz é o laboratório oficial responsável pela avaliação e emissão de certificados relacionados à liberação de todos os lotes de vacinas e soros hiperimunes heterólogos, antes de serem disponibilizados pelo PNI e também para exportação.
Saiba mais aqui.