Publicado em 23/03/2024.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)
Bombeiros de Brasília posam em frente ao INCQS/Fiocruz, juntamente com Leonardo Lopes. Foto: Pedro Paulo Gonçalves
Alunos do Curso de Intervenção de Produtos Perigosos, do Grupamento Especial de Operação para Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiros de Brasília (GOPP), fizeram visita técnica ao INCQS/Fiocruz no dia 17 de maio, bem como outras unidades da Fiocruz.
A visita
No Instituto a visita foi coordenada pelo servidor Leonardo Lopes. Na ocasião foi feita uma apresentação da instituição, sua missão, atividades desenvolvidas, cursos oferecidos e papel no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Também foram abordadas questões como práticas seguras de laboratório.
Além disso, os bombeiros fizeram uma visita guiada aos departamentos de Química, Microbiologia, e Farmacologia e Toxicologia.
“O INCQS/Fiocruz lida com muitos produtos e reagentes perigosos em suas atividades laboratoriais, que querem cuidado de manuseio e armazenagem, então a visita foi muito importante para nós”, declarou Leonardo Lopes.
Curso de Intervenção de Produtos Perigosos
O Curso tem o intuito de formar os militares da corporação com as capacidades necessárias para a atuação em ocorrências de Produtos Perigosos.
A visita à Fiocruz teve como objetivo contribuir para a capacitação e treinamento dos militares quanto ao uso das tecnologias, equipamentos e técnicas de segurança com relação aos produtos biológicos perigosos.
“O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal considera importante essa parceria na área de produtos perigosos, pois estreitar os laços e adquirir conhecimentos faz com que a resposta nessa esfera à população seja melhor aproveitada, principalmente na questão de segurança e prevenção da contaminação”, destacou o Comandante Geral, Sandro Gomes Santos.