pt Português en English es Español
 

Publicado em 11/04/2024.

Atualizado em 15/04/2024.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

Analisar a diversidade microbiológica e a presença de possíveis patógenos nas populações ribeirinhas e no ambiente em que vivem às margens do Rio Paraguai, em comunidades situadas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esse é o principal objetivo projeto Navegação Ampliada para a Vigilância Intensiva e Otimizada (Navio), desenvolvido pela Fiocruz MG em parceria com as secretarias de Saúde do Mato Grosso do Sul (SES-MS) e do Mato Grosso (SES-MT) e a Marinha do Brasil. O INCQS/Fiocruz participa do projeto através do Laboratório de Microrganismos de Referência do Departamento de Microbiologia (LMR).

De acordo com Ivano de Filippis, do LMR, o diferencial do projeto é desenvolver ações, no âmbito da saúde única, considerando que seres humanos, animais e o meio ambiente estão intimamente ligados e são interdependentes. "O Navio é um projeto de pesquisa e inovação metagenômica, que vai fazer a busca e a vigilância de patógenos no cunho de Saúde Única, analisando patógenos com impacto na saúde humana, animal e ambiental. Tanto o nosso Laboratório de Microrganismos de Referência, quanto o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do instituto, estão envolvidos", comenta.

O propósito do projeto é oferecer mais qualidade de vida à população ribeirinha. Com isso, além da realização de diagnósticos, a ideia é também oferecer à população medidas de tratamento e prevenção de doenças, principalmente, as infectocontagiosas.

O projeto Navio terá duração de cinco anos e prevê dez viagens. Duas dessas dez já foram realizadas e ontem (10), Dr. Luiz Alcântara, da Fiocruz Minas, idealizador e coordenador do projeto, fez a sua primeira apresentação de resultados desta segunda viagem, no auditório Sérgio Arouca, do INCQS/Fiocruz. Na ocasião, os(as) alunos(as) do Programa de Pós-graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) e de Iniciação Científica do INCQS/Fiocruz participaram do evento.

O projeto atua na área da Microbiologia, com ênfase nos campos da virologia, bacteriologia, protozoologia, helmintologia e micologia. Quem tiver interesse em participar do projeto em qualquer um desses campos, pode procurar o Coordenador Dr. Luiz Alcântara.

Saiba mais sobre a iniciativa no instagram do projeto: https://www.instagram.com/projetonavio1?igsh=bDEweWk1NmZmOHpu

WhatsApp Image 2024 04 11 at 16.08.25 1Apresentação dos primeiros resultados do projeto no INCQS/Fiocruz. Foto: Pedro Paulo Gonçalves (DIR/ INCQS)

WhatsApp Image 2024 04 11 at 16.08.25Luiz Alcântara, da Fiocruz Minas, idealizador e coordenador do projeto. Foto: Pedro Paulo Gonçalves (DIR/ INCQS)