pt Português en English es Español
 

Publicado em 05/04/2024.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

O servidor Alexandre Medeiros, alocado desde 2009 na Biblioteca do INCQS/Fiocruz, é um dos colaboradores do catálogo de Marcas de Oswaldo Cruz – Proveniência, Propriedade e Circulação no Patrimônio Cultural Científico da Fiocruz, que será lançado no próximo dia 10 de abril.

O catálogo, que reúne marcas de Oswaldo Cruz em livros, documentos e peças museológicas, é resultado de um trabalho de colaboração científica que uniu olhares e expertises de pesquisadores de três unidades da Fiocruz – Casa de Oswaldo Cruz (COC), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) e o INCQS. O projeto conta ainda com a participação do Arquivo Nacional (AN) e do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB).

Alexandre Medeiros explica que este projeto surgiu no final de 2022/ início de 2023 dentro do âmbito dos acervos históricos e do patrimônio cultural científico da Fiocruz. O bibliotecário do INCQS participou da articulação das pesquisas das marcas e depois do trabalho de consolidação e vedação deste catálogo.

"Durante o trabalho de reconhecimento, descoberta e organização do material, se percebeu que tem um campo muito importante que é o de patrimônio bibliográfico. Com isso, as bibliotecas e acervos da Fiocruz começaram a trabalhar as marcas de proveniências. Ou seja, marcas que estes pesquisadores deixaram nestes itens que hoje estão recolhidos na Fiocruz", detalha.

O catálogo é 100% on-line e ficará disponível no Arca, Repositório Institucional da Fiocruz, a partir do dia 10 de abril, quando acontecerá o evento de lançamento do mesmo no Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira do CDHS – Campus Manguinhos. A proposta futura é que o catálogo seja impresso de forma física e seja traduzido para o inglês para que o mesmo consiga visibilidade para o exterior.

De acordo com Medeiros, a discussão em volta das marcas é muito pertinente para este campo do patrimônio na Fundação e a ideia é também estimular a criação de outros catálogos de marcas, que podem ser não só pessoais, mas de instituições.

Um exemplo prático que ele informou é um projeto de trabalhar as marcas de proveniência do acervo do INCQS. "Nós temos muitos livros da época em que o instituto era intitulado como Laboratório Central de Controle de Drogas e Medicamentos (LCCDM) e, posteriormente incluindo a área de alimentos (LCCDMA). Temos livros da biblioteca da Organização Mundial de Saúde (OMS), temos um acervo da Alemanha doado nos anos 80, então seria muito interessante fazermos isso no instituto, porque conseguiremos reconstruir toda a trajetória de uma instância de informação através destas marcas", conclui.

No catálogo 'Marcas de Oswaldo Cruz – Proveniência, Propriedade e Circulação no Patrimônio Cultural Científico da Fiocruz', o público vai conhecer as diferentes formas com as quais Oswaldo Cruz marcou as peças que pertenceram à sua coleção particular e que integram os acervos arquivístico, bibliográfico e museológico sob a guarda da Fiocruz. Além de Alexandre Medeiros, os autores do catálogo são: Aline Gonçalves da Silva, Ana Roberta Tartaglia, Fátima Duarte de Almeida Alves, Inês Santos Nogueira, João Eurípedes Franklin Leal, Marcelo Nogueira de Siqueira e Maria Cláudia Santiago.

WhatsApp Image 2024 04 05 at 16.40.10Capa do catálogo que será lançado.

linkeddata alexandre1Alexandre Medeiros, servidor da biblioteca do INCQS - Crédito: Pedro Paulo Gonçalves (DIR/ INCQS)