pt Português en English es Español
 

Publicado em 27/03/2024.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

Instituto foi citado durante por Marco Aurélio Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), durante bate-papo no estúdio do Canal Saúde.

"A Fiocruz tem um braço técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dentro da Fiocruz com muito orgulho, que é o nosso Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. O INCQS presta uma série de serviços laboratoriais, que são importantes para que a agência tenha segurança nas suas deliberações. Acho que é muito importante salientar que a Anvisa ela usa uma ciência regulatória, ela usa o conhecimento para garantir para a sociedade a segurança de produtos tão diversos na saúde pública.

De acordo com Krieger, a Fiocruz tem um trabalho de produtor e com isso a Fundação tem que ser avaliada e regulada por uma agência séria, porque juntos conseguem levar os melhores produtos para a sociedade.

Antonio Eugenio de Almeida, diretor do INCQS/Fiocruz, também forneceu entrevista ao Canal Saúde e participou da reportagem, onde comentou sobre o papel do instituto no cenário de regulação de produtos e saúde pública.

"Nosso instituto é a parte técnico-científica. É quem faz os ensaios, quem examina o que está na rua. Todos os produtos que são ligados à saúde pública, sejam soros, vacinas, medicamentos, saneantes, cosméticos, passam por nós", afirmou.

O diretor ressaltou ainda que o INCQS/Fiocruz é do ano de 1981, então ele foi feito para os moldes da época. "Hoje ele está superado em muitas áreas, mas na área de equipamentos, temos muitos equipamentos que já estão dando problema. Temos de ter uma reformulação de vários equipamentos, sobretudo para atuar na área da biotecnologia, que é o grande boom desse momento", afirmou.

diretor

Confira aqui o bate-papo completo no site do Canal Saúde, que foi veiculado na última semana.