pt Português en English es Español
 

Publicado em 21/03/2024.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

01 banner intranet card visa em foco 2024

O INCQS/Fiocruz promoverá, no dia 27 de março, a partir das 9h, o encontro Visa em Foco, com o tema ‘Cosméticos: Regulação e Controle de Qualidade – O caso das pomadas para modelar e trançar cabelos’.

O evento

O Visa em Foco acontecerá no Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira, do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS/Fiocruz) - Av. Brasil, 4365, Manguinhos, 4º andar do CDHS, Sala 403. Também haverá transmissão online para o canal do INCQS no youtube.

O evento é aberto ao público geral, gratuito, não requer inscrição prévia e contará com tradução de intérpretes de libras.

A programação

O encontro contará com duas palestras e uma mesa-redonda, além da mesa de abertura, esta com a participação do diretor do INCQS/Fiocruz, Antonio Eugenio e Almeida, e da vice-diretora de Vigilância Sanitária, Célia Romão.

Palestras:
- 9h30 - ‘A situação regulatória dos produtos cosméticos com ênfase nas pomadas capilares para modelar e trançar cabelos’, com Rodrigo José Viana Ottoni Gerência de Produtos de Higiene, Perfumes, Cosméticos e Saneantes (GHCOS) da Agência
Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

- 10h – ‘Organização dos laboratórios para análise das pomadas para modelar e trançar cabelos, com Graziela Costa Araújo, da Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (Gelas / Anvisa)

Mesa-redonda:
- 10h30, sobre ‘Questões Laboratoriais para análise das pomadas para modelar e trançar cabelos’, com três abordagens:
‘Análise Química de Cosméticos - por Fernanda Fernandes Farias (Pesquisadora científica e diretora do Núcleo de Ensaios Físicos e Químicos em Cosméticos e Saneantes do Instituto Adolfo Lutz) e Adriana Sant’Ana (chefe do Departamento de Química do INCQS/Fiocruz)
‘Avaliação de Segurança de Cosméticos’ - por Jordana Andrade Santos (Pesquisadora e doutoranda no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Toxicologia in Vitro ToxIn/UFG)
'Ensaios de Irritação ocular em Produtos para Modelar Cabelos e Tranças' - por Ronald Santos Silva, coordenador do Núcleo Técnico de Cosméticos do INCQS/Fiocruz.

Confira aqui a programação completa do evento.