pt Português en English es Español
 

Publicado em 15/03/2024.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

O INCQS/Fiocruz teve a verificação aprovada nas ferramentas da Organização Mundial de Saúde (OMS): WHO Global Benchmarking Tool (GBT) + Performance Evaluation (PE): WHO Listed Authority (WLA), para os ensaios de medicamentos e vacinas. A informação foi dada pela Vice-Diretoria de Gestão da Qualidade (VDQuali) do INCQS/Fiocruz, que informou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contratou a consultora Kelly Bezerra para realizar tal avaliação no instituto no período de 27 de julho a 28 de agosto de 2023.

A VDQuali/INCQS comunicou a todos (as) que a partir do relatório emitido pela consultora, foi elaborado um plano de ação pela equipe da VDQuali em conjunto com as chefias e os demais envolvidos para o acompanhamento das ações corretivas referente às duas não conformidades e a uma oportunidade de melhoria.

Tatiana Forti, Vice-Diretora de Gestão da Qualidade (VDQuali) do INCQS/Fiocruz, explica que a VDQuali trabalhou desde julho de 2023, em conjunto com as chefias e os profissionais envolvidos, para implementação das ações do plano e em março de 2024. De acordo com ela, a consultora Kelly divulgou o desempenho do INCQS, conforme relatado abaixo:

MEDICAMENTOS E VACINAS:

gráfico 1

VACINAS:

grpafico 2

Segunda a consultora, caberá aos envolvidos do INCQS avaliar de forma contínua se estão de fato atendendo aos indicadores em completeza. Ainda há necessidade de gerar a evidência de implementação das ações referente ao LT 04.03 / LR 03.03 no ano de 2024 (programação das capacitações, parte do Serviço de Gestão do Trabalho - SGT do INCQS/Fiocruz).

"O indicador LT 08.04 trata do monitoramento das atividades de ensaio por meio de indicadores mínimos. Nessa perspectiva a Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (Gelas) desenvolveu dentro do Harpya (sistema de gerenciamento de amostras laboratoriais desenvolvido pelo INCQS) o monitoramento desses indicadores mínimos (produtividade, eficácia, eficiência e tempo médio)", afirma Tatiana Forti.

A VDQuali parabeniza todos (as) envolvidos (as) nesse processo pelo esforço e dedicação e agradece à Anvisa e à Direção do INCQS por todo apoio recebido.