pt Português en English es Español
 

Publicado em 12/03/2024.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Profissional do INCQS faz análise de soro. Foto: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/Fiocruz)

Os soros hiperimunes, utilizados para tratar acidentes com animais peçonhentos e outras doenças, são essenciais para a saúde pública. No Brasil, a qualidade desses produtos é garantida pelo rigoroso controle realizado pelo INCQS/Fiocruz.

 

Análises rigorosas protegem a saúde da população

O INCQS/Fiocruz realiza diariamente uma série de testes para garantir a qualidade dos soros hiperimunes antes que eles sejam distribuídos à população pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Os testes envolvem os quatro departamentos técnico-científicos do Instituto: Imunologia (DI), Química (DQ), Microbiologia (DM) e Farmacologia/Toxicologia (DFT).

 

Testes garantem potência, segurança e qualidade

Os testes realizados pelo INCQS/Fiocruz avaliam a potência do soro, sua segurança e qualidade. Entre os testes realizados estão:

· Potência: verifica se o soro possui a quantidade necessária de anticorpos para neutralizar o veneno.
· Fenol: verifica a presença de fenol, um conservante utilizado em alguns soros.
· pH: verifica se o pH do soro está dentro da faixa ideal.
· Aspecto: verifica se o soro está límpido e livre de partículas estranhas.
· Esterilidade: verifica se o soro está livre de microrganismos.
· Pirogênio: verifica se o soro não contém substâncias que podem causar febre.

 

Análise documental complementa o processo

O INCQS/Fiocruz também realiza uma análise documental do Protocolo Resumido de Produção e Controle da Qualidade (PRPCQ) do soro. Esse documento reúne informações sobre o processo de produção e controle de qualidade do soro, garantindo que ele esteja em conformidade com as normas brasileiras.

 

Controle de qualidade garante a efetividade dos soros

"O controle da qualidade dos soros é fundamental para garantir a qualidade dos imunobiológicos e, consequentemente, a saúde da população", afirma Elizabeth Porto, chefe do Laboratório de Vacinas Bacterianas e Soros Hiperimunes do INCQS/Fiocruz.

 

Atenção redobrada com animais peçonhentos no verão

Com o aumento das temperaturas no verão, também aumenta o número de acidentes com animais peçonhentos. Em caso de picada, é fundamental procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

"O atendimento médico precoce é fundamental para a evolução do tratamento", reforça Fábio Lima, chefe do Setor de Soros Antipeçonhentos.

 

INCQS/Fiocruz: referência em controle de qualidade

O INCQS/Fiocruz é referência nacional e internacional em controle de qualidade de produtos de saúde. O trabalho do Instituto garante a qualidade dos soros hiperimunes e outros produtos imunobiológicos que protegem a saúde da população brasileira.

Saiba mais no Programa Nacional de Imunizações.