Publicado em 07/03/2024.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)
Maria Aparecida Boller (de preto) e equipe da inspeção posam na escadaria do Castelo Mourisco/Ficoruz. Foto: Arquivo Pessoal.
A coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos do INCQS/Fiocruz, Maria Aparecida Boller, representou o Instituto na inspeção conjunta com a Anvisa e a Organização Mundial de Saúde (OMS) (https://www.paho.org/pt/brasil) à fábrica de Bio-Manguinhos/Fiocruz (https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/), de 26 de fevereiro a 01 de março de 2024.
Pré-qualificação
O objetivo da pré-qualificação de vacinas da OMS é garantir que as vacinas utilizadas nos programas de imunização sejam seguras e eficazes.
A pré-qualificação também apoia as necessidades específicas dos programas nacionais de imunização no que diz respeito às características da vacina, tais como potência, termoestabilidade, apresentação, rotulagem e condições de envio.
Como resultado, mais pessoas podem ser vacinadas com vacinas seguras, eficazes e de qualidade porque os gestores dos programas de imunização podem planejar, selecionar e adquirir produtos apropriados.
Expertise em controle da qualidade de vacinas
O convite para compor a equipe se deu por conta da expertise técnica da profissional do INCQS/Fiocruz.
O Instituto já havia participado anteriormente de inspeções conjuntas com a Anvisa e a OMS, inclusive fora do Brasil.
O INCQS é o laboratório oficial da Anvisa e participa de inspeções de Boas Práticas de Fabricação também em outras áreas.
“A Anvisa e o INCQS desempenham um papel vital na pré-qualificação das vacinas da OMS, uma vez que são responsáveis pela supervisão regulamentar, pelos testes e pela liberação das vacinas pré-qualificadas pela OMS”.