pt Português en English es Español
 

Publicado em 06/03/2024.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

Na útima segunda-feira (4/03), o INCQS/Fiocruz recebeu, em seu auditório, os 12 residentes que irão atuar no biênio 2024/2025. Os(as) estudantes ficarão no instituto até final de fevereiro de 2025, onde possuem uma rotina nos laboratórios e começam a participar de suas atividades teóricas e práticas.

O processo de seleção dos residentes se deu basicamente através da realização de uma prova escrita com tópicos de química geral, bioquímica, farmacologia, biologia celular e molecular, imunologia, microbiologia e compreensão textual. Essa etapa foi eliminatória e classificatória. Já a segunda etapa foi composta por avaliação de currículo e entrevista.

Lucia Helena Bastos, coordenadora do curso de residência multiprofissional do Programa de Pós-graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do INCQS, explica que foram enviados aos alunos e alunas, via formulário de solicitação de residentes, uma breve descrição dos laboratórios candidatos a recebimento de alunos(as) e no momento da entrevista eles fizeram a escolha por ordem de preferencia de até 4 diferentes locais.

Após essa conclusão e classificação, ela como coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde, junto com a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU), Silvana do Couto Jacob, vice-diretora de Ensino e Pesquisa do INCQS/Fiocruz, define a ida de cada aluno(a) para os laboratórios.

"Os(as) estudantes possuem formações diversas, dentre elas estão: Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina Veterinária e Nutrição. Além das atividades teóricas e práticas do curso os alunos participam da Jornada Científica do INCQS e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Fiocruz", completa Lucia Helena Bastos.

Pamela Christabel Lima Thomas, que irá atuar no Setor de Elementos Inorgânicos do Departamento de Química (DQ) do INCQS, disse que escolheu entrar para o PPGVS do instituto, porque a área de vigilância sanitária desempenha um papel crucial na proteção da saúde da população, e ela quer contribuir de forma significativa para essa área profissionalmente, assegurando que a população tenha acesso a produtos de qualidade para seu consumo.

"Meu principal objetivo no instituto é adquirir conhecimento teórico e prático sólido na área de vigilância sanitária, desenvolvendo habilidades técnicas e analíticas que me permitam atuar de forma eficaz na fiscalização, monitoramento e controle da qualidade de produtos, ambientes e serviços relacionados à saúde pública. Além disso, espero também colaborar com a equipe de profissionais do instituto, engajando-me em projetos que tenham impacto positivo na proteção da saúde da comunidade e compartilhando ideias e experiências para promover um ambiente de aprendizado e crescimento mútuo", explica a aluna.

Já João Pedro Pereira Brandão, que entrou para o Setor de Resíduos de Agrotóxicos do Departamento de Química (DQ) do INCQS, conta que dentre as suas opções depois de formado, a residência o chamou mais atenção, e pesquisando os cursos disponíveis, despertou interesse pelo INCQS tanto pelo curso oferecido, como pelo nome da instituição, que sempre ouviu falar das contribuições do instituto e quando a oportunidade veio prestou concurso para a residência.

"Meu principal objetivo é aprimorar, conhecer técnicas novas e melhorar minha escrita. Do INCQS/Fiocruz eu só espero o melhor: uma ótima educação e experiência, me dando embasamento suficiente pra conquistar uma segurança maior e me tornar um profissional mais qualificado", finaliza o aluno.

residentes 2024 2025

residentes 2Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (DIR/ INCQS)