pt Português en English es Español
 

Publicado em 02/02/2024.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Ficruz)

O diretor do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), Antonio Eugenio de Almeida, participou em dezembro do ano passado, representando o Brasil, da 5ª Reunião Geral da Rede de Laboratórios de Controle para Biológicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Bangkok, na capital da Tailândia. Durante o encontro, foram discutidas questões de interesse para os ensaios empregados para liberação de vacinas e a utilização e sustentabilidade da plataforma eletrônica da Rede. Foram debatidos ainda o crescimento e as expectativas futuras e atividades da Rede de Laboratórios de Controle para Biológicos. O INCQS/Fiocruz é integrante da dessa Rede da OMS desde julho de 2020.

"O evento reuniu representantes dos países membros da Rede, autoridades e parceiros de todo o mundo. Estavam presentes diretores dos institutos de controle de qualidade e representantes de diversos países. Algumas participações aconteceram de forma virtual. Dentre os países que estiveram no evento, estiveram: Bélgica, Índia, Alemanha (PEI-Paul Ehrlich Institute), USA (on-line e Pharmacopeia Americana-USP), Holanda, Korea, França, Canadá, Cuba, Peru, Senegal, Uganda, China, Filipinas, Tailândia, Indonésia, Sri Lanka, África do Sul, Reino Unido, Azerbaijão, Rússia e logicamente o Brasil", afirma o diretor do INCQS/Fiocruz.

De acordo com Antonio Eugenio de Almeida, a OMS forneceu informações sobre o progresso, atividades da Rede e sua plataforma eletrônica, atualizações do projeto e melhores práticas. "Foi uma excelente oportunidade para troca entre a OMS e os membros sobre experiências e desafios com o lançamento de vacinas pelos países membros da Rede com supervisão regulatória", explica.

A Rede Nacional de Laboratórios de Controle de Produtos Biológicos da OMS foi criada em 2016 na Holanda na reunião de rede da OMS que reuniu representantes do controle nacional de vacinas, laboratórios responsáveis pelos testes de vacinas pré-qualificadas pela organização. Os principais objetivos da Rede são compartilhar informações técnicas e de qualidade relacionadas aos produtos pré-qualificados (vacinas ou outros medicamentos biológicos). A ideia é facilitar o reconhecimento da Instituição, responsável pela liberação do lote pela autoridade reguladora nacional, bem como o laboratório nacional de controle pelos países destinatários. A Rede trabalha também a promoção e o desenvolvimento de normas atuais e harmonizadas e de melhores práticas para produção e controle de biológicos.

foto viagem Tailândia 1Da esquerda para a direita: Dra Alexandrine Mars (OMS), Antonio Eugenio de Almeida (INCQS/Fiocruz), e Dr. Mustapha Chafai (OMS).

foto viagem Tailândia 2Representantes dos países da América Latina. Da esquerda para a direita: Antonio Eugenio de Almeida (Brasil), Dra Liana Figueras Ferradas (Cuba), e Dr. Luis Enrique Moreno Exebio (Peru).

foto viagem Tailândia 4Diretores dos institutos: Peru, Brasil, Cuba e Sri Lanka.

(Fotos: Arquivo pessoal)