pt Português en English es Español
 

Publicado em 31/01/2024.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Ficruz)

O projeto 'EtnoSaúde em Movimento, promovendo o acesso popular a tecnologias analíticas para melhoramento do uso cultural de plantas medicinais', coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em parceira com o INCQS/Fiocruz, foi aprovado na Chamada Nº 21/2023 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva.

Os eixos do projeto se referem à tecnologia, incorporação e inovação em saúde, equidade em saúde, trabalho e educação em saúde. Do INCQS/Fiocruz participam: Lísia Maria Gobbo dos Santos(Laboratório de Alimentos do Departamento de Química - DQ), Cristiane Barata Silva (Setor de Elementos Inorgânicos do Departamento de Química - DQ), Joana Angélica Barbosa Ferreira (Departamento de Microbiologia - DM), Juliana dos Santos Carmo (Vice-Diretoria de Gestão da Qualidade -VDQuali), e Adriana Sant´Ana da Silva (chefe do Departamento de Química - DQ).

Nesta parceria nosso instituto realiza análises laboratoriais para pesquisa de elementos inorgânico, como cobre, zinco, ferro e os contaminantes como arsênio, cadimo e chumbo, faz avaliação de contaminação microbiológica, colabora com informações regulatórias, participa de eventos e atua em atividades inovadoras relacionadas ao projeto.

"Esta parceria também nos permite atuar direta ou indiretamente com a população, onde é possivel apresentar o trabalho desempenhado pelo INCQS e a importância da vigilância sanitária", finaliza Adriana Sant´Ana da Silva, chefe do Departamento de Química (DQ) do INCQS/Fiocruz.

WhatsApp Image 2024 01 22 at 19.27.00

Representantes do INCQS/Fiocruz e da UFRJ que compõe o projeto 'EtnoSaúde em Movimento'. (Foto: Arquivo Pessoal)