pt Português en English es Español
 

Publicado em 03/01/2024.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Viistantes e equipe de metrologia do INCQS/Fiocruz posam em frente ao Instituto. Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/Fiocruz) 

Cerca de dez estudantes do curso técnico em Metrologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - campus Volta Redonda visitaram o INCQS/Fiocruz em 13 de dezembro. O objetivo foi conhecer a estrutura e a atuação do Instituto na área.

O grupo foi recebido pela equipe do Laboratório de Metrologia do INCQS/Fiocruz (Labmet), que fez uma breve apresentação sobre a instituição, apresentou a rotina laboratorial e esclareceu dúvidas.

Sob a liderança dos professores Nilmara Guimarães e Bruno Mascarenhas, a delegação foi composta por: Beatriz de Bustamante, Wellington de Oliveira, Gabriel Moreira, Lúcio Henrique Caetano, Victor da Silva, Lucas dos Santos, Hyan Jorge Ramos e João Vítor Braga.

As instituições interessadas na realização de uma visita na área devem fazer contato com a Vice-Diretoria de Gestão da Qualidade. Se for em outra área de atuação do INCQS/Fiocruz, a solicitação deve ser feita junto à secretaria executiva. Em ambos os casos, o telefone para contato é 3865-5151.

Estudante observa equipamento

Saiba mais sobre metrologia

A palavra metrologia vem do grego “metron” e “logos”, e significa “estudo da medida”. Visa uniformizar os procedimentos de medição e assegurar a qualidade dos resultados.

Envolve processos como:

- controles dos equipamentos e instrumentos de laboratórios;

- validações de processos que incluam a utilização de equipamentos (incluindo tanto a parte técnica quanto a administrativa);

- calibração de instrumentos e equipamentos nas áreas de volume e massa específica, temperatura e massa.