pt Português en English es Español
 

Publicado em 02/01/2024.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Gabriel Dias, Débora Ribeiro e Ivano de Filippis desenvolvem trabalho sobre kit para diagnóstico rápido de meningites bacterianas. Foto: Pedro Paulo Gonçalves (INCQs/Fiocruz)

Profissionais do Laboratório de Microrganismos de Referência do INCQS/Fiocruz foram premiados com o segundo lugar na 5ª rodada do Programa Inova Labs Fiocruz. O trabalho agraciado trata do desenvolvimento de um kit para diagnóstico rápido de meningites bacterianas.

O projeto do INCQS/Fiocruz abordou parcerias comerciais para a produção em escala piloto do kit. Sua validação ocorrerá em colaboração com os laboratórios Neurolife e Noel Nutels (Lacen-RJ), e com a Secretaria de Saúde (SES-RJ), por meio da Gerência de Doenças Imunopreveníveis do estado do Rio de Janeiro.

A premiação aconteceu após oito semanas de treinamento no desenvolvimento de soluções em saúde, destinado às 16 equipes selecionadas, dentre 23 projetos inscritos, envolvendo 11 unidades da Fundação e abrangendo seis estados brasileiros. O treino foi dirigido a servidores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação da Fiocruz.

Os profissionais do Instituto premiados foram: Ivano de Filippis, Débora Ribeiro e Gabriel Dias.

 

Inova Labs Fiocruz

O Programa Inova Labs Fiocruz busca identificar oportunidades junto aos pesquisadores da Fundação para o desenvolvimento de soluções que possam resolver lacunas relevantes do sistema público de saúde. Combina capacitação, modelagem de negócios e competição entre as equipes.