pt Português en English es Español
 

Publicado em 21/12/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Thiago Novotny (primeiro à esquerda), do INCQS/Fiocruz, participa de reunião sobre regulação sanitária. Fotos: Acervo Fiocruz

O INCQS participou de uma reunião da Fiocruz com professores os Mario Garza e Lawrence Liberti, da Universidade do Sul da Califórnia, no dia 7 de dezembro, na Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) da Fundação. A pauta foi a inserção da regulação sanitária na pesquisa desenvolvida pela Academia brasileira, a exemplo do que ocorre na Califórnia.

No encontro foi discutida uma parceria para que a Universidade do Sul da Califórnia, que possui um centro de excelência na área, coopere com a Fiocruz no desenvolvimento de um centro análogo na Fundação, por meio de intercâmbio e da formação de pessoal na área das ciências regulatórias.

O coordenador do Núcleo Técnico de Medicamentos do INCQS/Fiocruz, Thiago Novotny, explica que muitos trabalhos desenvolvidos na Academia têm potencial de se tornar um produto útil para a população, mas acabam não podendo chegar ao comércio, por não serem desenvolvidos nos padrões que as agências regulatórias determinam.

“A ideia é aproximar os profissionais da regulação e os cientistas, como forma de acelerar o desenvolvimento de produtos e processos dentro do que os reguladores preconizam”, declara.

A iniciativa envolve todas as áreas que envolvem a vigilância sanitária, incluindo a Inteligência Artificial.

Participantes da reunião visitam Castelo Mourisco.

A reunião

Além da VPPIS e do INCQS, participaram da reunião representantes da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), de Farmanguinhos/Fiocruz e de BioManguinhos/Fiocruz.

Já o Instituto foi representado também pelo curador da Coleção de Bactérias de Referência em Vigilância Sanitária, Ivano de Filippis Capasso, e pela assistente técnica de regulação sanitária, Patrícia Nobre.

O encontro se deu por intermédio da Associação Brasileira da Indústria de Insumos (Abiquif) e com incentivo da Anvisa.