pt Português en English es Español
 

Publicado em 13/12/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Na ordem: Mychelle Alves, Joana Angélica Barbosa Ferreira, Lísia Maria Gobbo e Janete Duarte. Fotos: Arquivo Pessoal

Quatro profissionais do INCQS/Fiocruz participaram do 10º Encontro da Farmacopeia Brasileira, realizado em 28 e 29 de novembro, em Brasília, no auditório da Anvisa. A Farmacopeia é o código oficial farmacêutico do país, onde se estabelecem os requisitos mínimos de qualidade para insumos farmacêuticos, medicamentos e produtos para a saúde.

A chefe do Laboratório de Alimentos do Instituto, Lísia Maria Gobbo, falou sobre ‘Impurezas Elementares’ no painel Alcance da Farmacopeia Brasileira - Atos normativos e colaboração internacional. Membro ativo do Comitê Técnico de Impurezas, a servidora representou o INCQS no painel.

Já a chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes, Mychelle Alves, ministrou duas palestras: ‘Desenvolvimento de monografia para extrato’ no painel Produtos de Cannabis, e ‘Método para nitrosaminas e programa de monitoramento’, no painel sobre o tema.

“A participação do INCQS/Fiocruz no encontro da Farmacopeia Brasileira demonstrou, mais uma vez, o reconhecimento que a Anvisa tem com todo o trabalho desempenhado pelo nosso Instituto. E com todas as discussões que tivemos ao longo dos dois dias de encontro, saímos com a certeza que ainda temos muitos trabalhos a serem feitos em prol da saúde da população brasileira”, declarou.

Também representaram o INCQS/Fiocruz a chefe do Setor de Produtos Não Estéreis, Joana Angélica Barbosa Ferreira, que é representante do Instituto no Comité Técnico de Métodos Gerais, e a pesquisadora Janete Duarte, do Núcleo de Ensaios Físicos, que representa o Instituto no Comitê Técnico de Dispositivos Médicos.

Lísia Maria Gobbo fala sobre ‘Impurezas Elementares’

Importância do INCQS/Fiocruz destacada

Além de seus palestrantes, o INCQS/Fiocruz foi lembrado na apresentação ‘Substâncias Químicas de Referência’, feita no painel Uso e multidisciplinariedade da Farmacopeia Brasileira, por Nelson Ferreira Claro Junior, da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi.

Ele destacou a importância do Programa de Estabelecimento de Substâncias Químicas de Referência (SQRFB) do Instituto, com a colaboração de algumas universidades federais e indústrias farmacêuticas.
Saiba mais sobre o Programa:

- https://www.incqs.fiocruz.br/index.php?option=com_content&view=article&id=59&Itemid=56
- https://www.incqs.fiocruz.br/index.php?option=com_content&view=article&id=167&Itemid=56