pt Português en English es Español
 

Publicado em 07/12/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Vice-diretora de Ensino e Pesquisa (segunda, à esquerda) e integrantes da revista Visa em Debate (camisa vinho) posam com visitantes. Foto: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/Fiocruz)

Cerca de 40 trabalhadores do INCQS/Fiocruz estiveram presentes no 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), de 20 a 24 de novembro, em João Pessoa (PB). O Instituto apresentou 79 trabalhos científicos, entre pôsteres e apresentações orais.

Além das exposições, o INCQS/Fiocruz participou de reunião com a Gerência de Laboratórios de Saúde Pública da Anvisa (Gelas) e técnicos dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens), no dia 23. Na ocasião foi agendada uma reunião geral em Brasília, na sede da Anvisa, em fevereiro de 2024, com objetivo de traçar metas para os próximos anos.

O INCQS/Fiocruz tem três representantes na Comissão Científica do evento: Maria Helena Villas Boas (editora científica da revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia - Visa em Debate), Michele Feitoza Silva (docente do Programa de Pós-graduação em Vigilância Sanitária) e Rosane Gomes Alves Lopes (coordenadora substituta do Núcleo Técnico de Alimentos).

9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária

O Simbravisa é promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e, neste ano, abordou a vigilância sanitária a partir de dois marcos históricos: a saúde como direito, conquista inscrita na Constituição Cidadã de 1988, e a pandemia de Covid-19 como um exemplo vívido da sua relevância para a proteção da saúde e fortalecimento do SUS.