pt Português en English es Español
 

Publicado em 27/11/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Thiago Novotny, Adriana Sant’Ana (ao lado) e Silvana Jacob (blusa estampada) recebem as visitantes moçambicanas. Foto: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/Fiocruz)

O diretor do INCQS, Antonio Eugenio de Almeida, e o coordenador do Núcleo Técnico de Medicamentos (NT/MED, Thiago Novotny, participaram da comitiva da Fiocruz que recebeu a visita do ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago, na manhã de 6 de novembro. No período da tarde, o Instituto recebeu duas representantes do referido ministério.

No período da manhã foi realizada uma reunião de trabalho sobre a possibilidade de expansão da cooperação entre a Fiocruz e o Instituto Nacional de Saúde - Moçambique (INS). Entre outros pontos, foi debatida a contribuição mútua para que os países implementem iniciativas que fortalecem seu sistema nacional de saúde.

Já na visita ao INCQS/Fiocruz, os moçambicanos tiveram como objetivo conhecer a experiência do Instituto na área de controle da qualidade de medicamentos. Além de Thiago Novotny, participaram da recepção a vice-diretoia de ensino e Pesquisa do Instituto, Silvana Jacob, e a chefe do Departamento de Química, Adriana Sant’Ana.

 

Saiba mais sobre o controle da qualidade dos medicamentos

Os medicamentos são monitorados no INCQS/Fiocruz desde o seu recebimento, passando-se para a análise de sua embalagem, até a avaliação de seu princípio ativo, seguindo o conjunto de normas dos compêndios oficiais, como a Farmacopeia Brasileira (código farmacêutico oficial do país, que estabelece a qualidade dos medicamentos aqui em uso).

Tal controle não abarca somente as drogas industrializadas, mas também aquelas produzidas em farmácias de manipulação. Qualquer falsificação ou alteração feita nesses produtos é considerada crime grave, pois põe a vida daqueles que os consomem em risco direto.

O Núcleo Técnico de Medicamentos trabalha em cooperação direta com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) e as Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais, bem como com denúncias do Ministério Público.