pt Português en English es Español
 

Publicado em 14/11/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Parte dos representantes do INCQS/Fiocruz posam com Zé Gotinha na II Convisa-Rio. Fotos: Arquivo Pessoal.

Profissionais do INCQS/Fiocruz participaram da II Conferência Nacional de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária da Cidade do Rio de Janeiro (Convisa-Rio) realizada em 28 e 29 de setembro, no centro de convenções EXPO MAG, na Cidade Nova.

O Convisa-Rio é um encontro técnico-científico voltado para a discussão da gestão e prevenção de riscos sanitários e promoção da saúde individual e coletiva da população. O tema central deste ano foi Saúde para todos: gerindo riscos, prevenindo danos e promovendo saúde.

Integrantes do Laboratório de Produtos Biológicos e Artigos de Saúde apresentam seus atrabalhos.

Laboratório de Produtos Biológicos e Artigos de Saúde

Integrantes do Laboratório de Produtos Biológicos e Artigos de Saúde do Instituto expuseram suas pesquisas científicas na modalidade pôster, abrangendo questões como:

- Contribuição do INCQS na inserção de conceitos regulatórios e de saúde no ensino médio;

- Qualidade dos artigos de saúde utilizados no Brasil;

- Interface entre Saúde Única e medicina veterinária;

- Determinação do teor de umidade residual na vacina de febre amarela.

“A participação nesse tipo de evento científico é sempre muito importante, porque possibilita a integração dos nossos conhecimentos com as percepções dos profissionais das outras instituições, além de ser uma oportunidade para atualização da equipe do laboratório”, declara Renata Dalavia, coordenadora do Núcleo Técnico de Artigos de Saúde.

Como a implementação de um Modelo Orientado de Gestão, com base em ferramentas inteligentes na RNLVISA, levará a uma melhor tomada de decisões e maior eficácia na identificação e mitigação de riscos sanitários?

Modelo Orientado de Gestão

Em substituição a Célia Romão, vice-diretora de Vigilância Sanitária (VDVisa) do INCQS/Fiocruz, Adalberto Lamim, do Serviço de Gestão da Tecnologia da Informação (SGTI), participou de mesa-redonda que teve como tema principal Como a implementação de um Modelo Orientado de Gestão, com base em ferramentas inteligentes na Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA), levará a uma melhor tomada de decisões e maior eficácia na identificação e mitigação de riscos sanitários?

Ele apresentou a importância das informações inseridas no sistema de gerenciamento de amostras Harpya, que pode levar a uma melhor tomada de decisões e maior eficácia na identificação e mitigação de riscos sanitários.

Adalberto também falou sobre análise conjunta com dados de outros sistemas.

Residentes de Vigilância Sanitária marcam presença no evento. 

Residentes em Vigilância Sanitária

Por fim, residentes do Programa de Residência Multiprofissional do INCQS/Fiocruz também estiveram no evento e expuseram um relato de experiência sobre o olhar de alunos residência em vigilância sanitária.

Além disso, expuseram trabalhos abordando os seguintes temas:

- Impacto da rotulagem de alimentos orgânicos e sustentáveis nas escolhas dos consumidores;

- Importância do médico veterinário na saúde única e uma necessidade de aproximação com a sociedade;

- Controle da qualidade de vacinas do Programa Nacional de Imunizações.