pt Português en English es Español
 

Publicado em 27/07/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Izabela Gimenes, do INCQS/Fiocruz, fala em eveno sobre drones. Foto: Arquivo Pessoal

A pesquisadora Izabela Gimenes, do Departamento de Farmacologia e Toxicologia do INCQS/Fiocruz, participou do evento Drones para o desenvolvimento – Abrindo os céus do Brasil para o desenvolvimento sustentável, realizado nos dias 13 e 14 de julho, em Brasília. A iniciativa foi promovida pelo Banco Mundial.

O evento reuniu a Global Infrastructure Facility (GIF), representantes dos setores público federal e estadual, do setor privado e outros pesquisadores para discutir o uso de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (UAS) - os drones - como uma ferramenta inovadora para apoiar a agenda climática do país e encontrar soluções para problemas sociais.

A profissional do INCQS/Fiocruz foi convidada para apresentar o case institucional que está em andamento, uma parceria com Fiocruz Brasilia e startups ("empresas" emergentes) do setor de transporte de material biológico. O estudo se deu inicialmente no âmbito do Programa de Inovação Aberta DF Inovador, com a Fiocruz Brasília.

Imagem: Fiocruz Brasília

Os drones têm sido muito utilizados para auxiliar o desenvolvimento sustentável de área de conservação, monitoramento dos ecossistemas, agricultura, mapeamento e topografia, além de aplicações em outras áreas, como resgate e filmagens cinematográficas ou televisivas e apresenta grande prospecção para expandir no mercado de biológicos.

“O evento foi muito importante para conectar e promover trocas entre setor público com setor privado em relação a tecnologias inovadoras”, declarou Izabela, que atua na área de Inovação em Saúde.