pt Português en English es Español
 

Publicado em 21/07/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Pàrticipantes da oficina posm para foto. Imagem: Arquivo Pessoal.

Como parte da Política de Apoio ao Estudante (PAE) - 2023 da Fiocruz, profissionais que atuam no Programa de Residência Multiprofissional na área de Vigilância Sanitária, do INCQS, participaram da Oficina de Saúde Mental e Residências em Saúde, realizada em 12 de julho. O evento foi promovido pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação.

Representaram a Residência do Instituto: a coordenadora do Programa, Lucia Helena Pinto; a vice-diretora de Ensino e Pesquisa do INCQS/Fiocruz, Silvana Jacob; a secretária do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária, Sâmela Barbosa; e a profissional do Departamento de Farmacologia e Toxicologia, Ludmila Bergsten Torralba, que é tutor da Residência.

Na oficina foram abordados, dentre outros temas, o modo como se apresenta o sofrimento psíquico nos programas de residência e suas dimensões de gravidade; fatores precipitantes deste sofrimento; estratégias de prevenção e cuidado; e condutas a partir da identificação das redes de apoio.

“Os residentes se diferenciam dos demais estudantes pela sua intensa imersão no mundo do trabalho em saúde. Este trabalho pode ser fonte de satisfação, mas também trazer situações de sofrimento, o que implica em maior atenção”, explicam as representantes do INCQS/Fiocruz.