pt Português en English es Español
 

Publicado em 14/07/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Na ordem: Mychelle Alves Monteiro, Adriana Sant'Ana, Antonio Eugenio de Almeida e Janete Duarte no plenário do evento. Foto: Arquivo Pessoal.

O diretor do INCQS/Fiocruz, Antonio Eugenio de Almeida, e mais três profissionais do Instituto participaram da 17ª Conferência Nacional de Saúde, de 2 a 5 de julho, em Brasília. Esta foi uma edição histórica, pois foi presidida por uma mulher pela primeira vez, a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Também contou com a presença do presidente Lula e de vários ministros.

Representando o INCQS/Fiocruz, além de seu diretor, estiveram a chefe do Departamento de Química, Adriana Sant'Ana; a chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes, Mychelle Alves Monteiro (que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz/Asfoc-SN) e a pesquisadora do Núcleo de Ensaios Físicos, Janete Duarte.

A Conferência teve como tema “Garantir Direitos, defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia!”. Nela, profissionais, usuários e gestores da saúde, além de movimentos sociais, se reuniram para discutir e formular diretrizes para as políticas públicas do setor no país. Estiveram presentes cerca de 5mil pessoas.

Os representantes do INCQS/Fiocruz aproveitaram para pautar também questões relativas à vigilância sanitária, área de atuação do Instituto.

“É uma experiência muito enriquecedora debater a saúde com diferentes setores da sociedade e poder, conjuntamente, reafirmar a importância do SUS e do processo democrático do Brasil”, declararam.

E completaram:

"Dentre vários momentos de emoção, ressaltamos quando cantamos o hino nacional com a participação de todos, inclusive do presidente Lula e da nossa querida ex-presidente da Fiocruz, Nísia, a primeira mulher ministra da Saúde no Brasil. É uma lembrança que marcará todos nós".

Saiba mais sobre as Conferências Nacionais de Saúde.

Representantes do INCQS/Fiocruz participam, juntamente com outros profissionais da Fundação, de manifestação de apoio à ministra da Saúde, Nísia Trindade.