pt Português en English es Español
 

Publicado em 13/07/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Lucia Helena Bastos (segunda à esquerda) e Maria Helena Wohlers (segunda à direita) posam para a foto ao lado dos alunos. Foto: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/Fiocruz) 

A edição de 2023 do curso livre de atualização Introdução à análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos foi realizada entre 12 e 16 de junho, ministrada pela equipe do Setor de Resíduos do Instituto. O curso é ministrado desde 2006, não tendo sido oferecido somente durante a pandemia da Covid-19, por possuir aulas práticas.

Voltadas a profissionais atuantes em laboratórios públicos, as aulas contaram com integrantes da Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), além de alunos da pós graduação da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).

Também participaram alunos do próprio INCQS/Fiocruz, inscritos no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde na área de Vigilância Sanitária com Ênfase na Qualidade de Produtos, Ambientes e Serviços ou no Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS).

 

Saiba mais sobre análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos

A utilização de agrotóxicos no campo é uma preocupação que vem aumentando a cada ano, conforme explicam as responsáveis pelo curso, Lucia Helena Bastos e Maria Helena Wohlers. Por isso, sua análise é importante para garantir o alimento seguro para o consumo humano e evitar problemas de saúde.

Para poder ser ingerido com segurança, o alimento precisa estar de acordo com os limites de resíduos e os padrões de qualidade estabelecidos pelos órgãos responsáveis, nacional e internacionalmente.

Os laboratórios que analisam, para ter confiabilidade, devem verificar o cumprimento das normas de qualidade e do órgão acreditador Inmetro. Este monitoramento dos resíduos de agrotóxicos nos alimentos é fundamental para o controle das boas práticas agrícolas e para evitar implicações à saúde.