pt Português en English es Español
 

Publicado em 12/07/2023.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

O INCQS/Fiocruz recebeu na última semana, pela primeira vez, um grupo de estudantes de Graduação em Saúde Coletiva, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O principal objetivo da visita foi apresentar um panorama geral das atividades do instituto no campo da saúde coletiva brasileira.

O INCQS é uma unidade da Fiocruz que atua na área de ensino, sendo uma instituição pública de referência para as questões científicas e tecnológicas relativas ao controle da qualidade de produtos, ambientes e serviços vinculados à vigilância sanitária.

"Ficamos muito felizes em receber no instituto esses alunos e alunas. Serão nossos futuros estudantes da pós-graduação. Além disso, as visitas contribuem para qualificar profissionais que atuarão no Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS)", explica Rosane Lopes, do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do INCQS/Fiocruz, que acompanhou a visita dos estudantes ao lado de Eduardo Jorge Rabelo Netto, coordenador do Serviço Técnico Programático do INCQS/Fiocruz.

Os(as) alunos(as) foram recebidos no auditório e depois foram visitar as instalações do INCQS/Fiocruz, iniciando pela Central de Recebimento de Amostras (CRA). Em seguida foram conduzidos a cada departamento, onde puderam dialogar com diferentes profissionais que atuam no instituto: Jarbas Emílio dos Santos, no Departamento de Imunologia (DI); Fábio Coelho Amendoeira, no Departamento de Farmacologia e Toxicologia (DFT); Silvia Maria dos Reis Lopes, no Departamento de Microbiologia (DM); Adriana Sant´Ana da Silva, no Departamento de Química (DQ); e Angelo Abreu Martins, da Central de Recebimento de Amostras (CRA).

"Nos sentimos muito acolhidos e os alunos tiveram uma ótima experiência, contribuindo para ampliar o horizonte deles com novas possibilidades", disse Márcia Ribeiro, professora adjunta da área de Saúde, Ambiente e Trabalho do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que levou os estudantes ao INCQS/Fiocruz.

A graduação em Saúde Coletiva do IESC/UFRJ surgiu como proposta em 2001, foi formulado e aprovado em 2008 e teve sua primeira turma iniciada em 2009. O curso visa a formação de sanitaristas que ingressarão no mercado de trabalho a fim de contribuir para a construção e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira.

20230706 123408Foto: Arquivo Pessoal