pt Português en English es Español
 

Publicado em 11/07/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

O diretor Antonio Eugenio de Almeida representou o INCQS/Fiocruz no 1º Simpósio Estadual de Saúde Única do Rio Grande do Sul, que aconteceu entre 31 de maio e 1 de junho, no Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre). O evento foi coordenado pela Secretaria Estadual da área do referido estado e pela Fiocruz.

O simpósio reuniu profissionais das diversas áreas da saúde humana e animal, agricultura, ambiente, além de estudantes, pesquisadores, tomadores de decisão, legisladores e interessados em geral.

A participação da Fiocruz foi liderada pelo coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e quem está à frente da Agenda 2030 na Fundação, Paulo Buss. Foi ele quem abriu o evento.

Saiba mais sobre o evento

O 1º Simpósio Estadual de Saúde Única do Rio Grande do Sul teve como objetivo disseminar o conceito de saúde única e coletiva, promovendo o desenvolvimento sustentável, a economia e a preservação do meio ambiente, em uma dimensão integrada da saúde humana, animal e ambiental. A proposta corresponde aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Nele foi destacada a relevância da ação colaborativa e da transdisciplinaridade para a tomada de decisão na prevenção e no combate às doenças transmissíveis, em especial, as zoonoses. Também foram discutidos temas como a Covid-19 e seus efeitos crônicos, vigilância em saúde e investigação, controle da resistência antimicrobiana.

Além disso, o evento buscou identificar ações sustentáveis de saúde única e mecanismos de obtenção, integração e interpretação de dados das diversas fontes.

simposio 2023

Foto: Arquivo Pessoal