pt Português en English es Español
 

Publicado em 03/07/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Cida na Índia 1 para cardGrupo após o encerramento das inspeções das vacinas na empresa Panacea Biotec.

A coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos do INCQS/Fiocruz, Maria Aparecida Affonso Boller, participou, como coinspetora, de missão técnica da Organização Mundial de Saúde (OMS) (https://www.who.int/pt) na Índia, entre 5 e 16 de junho. A missão consistiu em inspeção sanitária da Vacina Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, Hepatite B e Haemophilus influenzae B) e da Vacina Poliomielite Oral.

A inspeção foi feita nas empresas Panacea Biotec e Haffkine Bio-Pharmaceutical, como parte do processo de avaliação na Unidade de Pré-Qualificação da OMS. O objetivo foi avaliar a aceitabilidade, para compra das vacinas por agências da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na Índia, a equipe visitou as fábricas e áreas de laboratórios de controle da qualidade nas cidades de Baddi, Lalru e Mumbai. Maria Aparecida participou da avaliação de procedimentos operacionais, ensaios biológicos e microbiológicos, ensaios físico-químicos, bem como de certificados de calibração e de materiais de referência.

A missão à Panacea Biotec teve a participação de Andrea Cornelio Geyer (Lead GMP Inspector WHO), Mohammed Alali (Scientist Prequalification VXA WHO) e Maria Aparecida Affonso Boller (Biological Products Coordinator at Brazilian National Control Laboratory – INCQS, Temporary Advisor for WHO). Já na inspeção à Haffkine Bio-Pharmaceutical, participaram Andrea Geyer e Maria Aparecida.

“A participação na missão sanitária internacional proporcionou ampliar o escopo das atividades do INCQS e estabelecer parceria com a Organização Mundial da Saúde”, declarou Maria Aparecida.

Saiba mais sobre a vacina pentavalente:

  • A vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. O objetivo é proteger as pessoas contra múltiplas doenças ao mesmo tempo.
  • Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, oferta a vacina pentavalente na rotina do Calendário Nacional de Vacinação (https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao). 
  • As crianças devem tomar três doses da vacina: aos dois, quatro e seis meses de vida.O Calendário Nacional de Vacinação disponibiliza 19 vacinas contra mais de 20 doenças para todas as faixas etárias. A vacinação é a principal forma de prevenção às doenças infecciosas.

(Fonte: Ministério da Saúde)

Saiba mais sobre a importância da vacinação:

  • Você sabia que a vacina passa por um rígido controle de qualidade? Confira aqui entrevista da coord. do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos do INCQS/Fiocruz.
  • A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas porque ela evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves” (José Augusto Alves de Britto, IFF/ Fiocruz): confira aqui.

Cida na Índia 2Grupo após o encerramento das inspeções das vacinas na empresa Haffkine Bio-Pharmaceutical.

(Fotos: Arquivo Pessoal)