pt Português en English es Español
 

Publicado em 30/06/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Ilustração

1º de julho é o Dia da Vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), em referência à data em que foi usada pela primeira vez para imunizar humanos, em 1921. Ela protege contra a tuberculose e é hoje o único tipo de imunização contra esta doença, por isso sua importância. Antes de ir aos postos e ser aplicada nas pessoas, passa por um rigoroso controle da qualidade no INCQS/Fiocruz, como todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

No Instituto, o imunizante é analisado nos setores de Vacinas e de Produtos Estéreis, sendo submetido a ensaios (testes) de esterilidade, identidade, viabilidade e de termoestabilidade. Também é feita a análise de protocolo de produção em todos os lotes recebidos.

Talita Coelho de Souza, responsável pelos testes, explica que o controle microbiológico serve para garantia de sua conformidade com critérios de qualidade estabelecidos na Farmacopeia Brasileira (Farmacopeia Brasileira. 6 ed., vol. 2, 2019) e pela Organização Mundial de Saúde (Recommendations to Assure the Quality, Safety and Efficacy of BCG Vaccines. WHO Technical Report Series No. 979, 2013).

“A vacina BCG contém bactérias vivas de caráter não-patogênico e é utilizada internacionalmente na prevenção de quadros graves de tuberculose. Os ensaios de controle de qualidade garantem que o lote de vacina contenha apenas o BCG, sem presença de contaminantes, e dentro dos limites estabelecidos no registro do produto”, completa Talita.

Conforme reforça o site do Ministério da Saúde, a aplicação em massa permite a prevenção de formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (forma disseminada). 

 

Saiba mais sobre a tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch). A doença afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar (outros órgãos) é mais frequente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.

No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Seus sintomas são:

- Tosse por 3 semanas ou mais - seca ou produtiva (com catarro).;
- Febre vespertina;
- Sudorese noturna;
- Emagrecimento.


Recomenda-se que toda pessoa com sintomas respiratórios, ou seja, que apresente tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose.

(Fonte: Ministério da Saúde)

 

Saiba mais sobre a importância da vacinação

- Você sabia que a vacina passa por um rígido controle de qualidade? Confira a entrevista da coord. do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos do INCQS/Fiocruz

- “A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas porque ela evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves” (José Augusto Alves de Britto, IFF/ Fiocruz)