pt Português en English es Español
 

Publicado em 08/05/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz).

Imagem de Divulgação

 

O Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes do INCQS/Fiocruz participa do projeto Abracamal, que realiza estudos sobre alguns parasitas que causam a malária. O projeto é coordenado por André Siqueira, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). A participação do INCQS/Fiocruz se refere à análise dos medicamentos contra a doença.

A avaliação da qualidade dos medicamentos antimaláricos é feita por meio de testes realizados nas amostras retiradas dos lotes disponíveis nos pontos de dispensação do Ministério da Saúde em Roraima. A escolha se deu por ser uma região de garimpo ilegal em terras indígenas, o que tem provocado aumento na disseminação da malária entre a população, atingindo majoritariamente os indígenas, sobretudo os yanomamis.

Estão sendo analisados, no momento, comprimidos de cloroquina, primaquina e Artesunato com Mefloquina. A indicação clínica destes três medicamentos é para profilaxia e tratamento de ataque agudo de malária.

O Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes do INCQS/Fiocruz realiza análises de aspecto, identificação, teor, dissolução, desintegração, peso médio e uniformidade de conteúdo.

Saiba mais sobre a malária.