pt Português en English es Español
 

Publicado em 25/04/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz).

Josy Melo (RH), Mariana Queiroz (Designer) e Maria Fernanda Romero (Comunicação Social) participam de curso de Libras. Fotos: Pedro Paulo Gonçalves

Com o objetivo de se capacitar para melhor atender os trabalhadores surdos do INCQS/Fiocruz, profissionais de três áreas estratégicas do Instituto – Serviço de Gestão do Trabalho (SGT), Assessoria de Comunicação Social (ACS) e Designer – participam de curso online de Língua Brasileira de Sinais (Libras) desde 2020 (saiba mais sobre Libras).

O curso é uma iniciativa da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, via projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda e conta com o apoio do comitê Fiocruz de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência. O projeto vem ainda, disponibilizando intérpretes de libras aos eventos do INCQS e para os vídeos institucionais da unidade.

Do INCQS, Josy Melo (SGT), Maria Fernanda Romero (ACS) e Mariana Queiroz (designer do Serviço de Gestão de Tecnologia da Informação - SGTI) estão envolvidas. Trabalhadores de outras unidades da Fundação também participam.

Confira o depoimento das participantes do INCQS:

•    Josy Melo – Serviço de Gestão do Trabalho (SGT):
“Como profissional de RH, aprender a língua de sinais (libras) é uma forma de quebrar barreiras de comunicação, promovendo a integração social e, principalmente, oferecer um atendimento de qualidade, de acordo com a necessidade do colaborador.”

--------

•    Maria Fernanda Romero – Assessoria de Comunicação Social (ACS):
“Quando entrei no INCQS/Fiocruz e soube que tínhamos trabalhadores surdos, vi a necessidade de os incluirmos nas comunicações institucionais. Observei que eles tinham muita dificuldade em receber as informações e notícias devido à limitação de acessibilidade linguística e ficava frustrada em não conseguir me comunicar com eles pelos corredores. Quando surgiu a oportunidade de realizar o curso pela Fiocruz, topei na hora, pois sabia que seria um desafio pessoal e uma importante realização profissional. Sei que tenho muito a aprender e que temos muito a fazer ainda, mas fico feliz de ver a Direção apoiar ações voltadas para este público”.

--------

•    Mariana Queiroz – designer do Serviço de Gestão de Tecnologia da Informação – (SGTI):
“Como designer, acho importante considerar as necessidades e experiências de todos os usuários, pensando ao máximo na inclusão. Ao criar peças para divulgação, eventos e redes sociais, é importante que o design seja acessível a todos. A inclusão da Libras em projetos de design e comunicação no instituto também pode ajudar a aumentar a conscientização sobre a importância da acessibilidade e inclusão para mais pessoas.”