pt Português en English es Español
 

O INCQS/Fiocruz possui 15 profissionais surdos, distribuídos nas áreas laboratorial, administrativa, Serviço de Gerenciamento de Amostras (CRA) e no Serviço de Animais de Laboratório.

Eles integram o Projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda, coordenado pela Cooperação Social da Presidência da Fiocruz e desenvolvido em parceria com a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) e com a ONG Centro de Vida Independente (CVI-Rio). O objetivo é promover a inserção de trabalhadores surdos nas dependências da Fiocruz, por meio de postos de trabalho e processos formativos.

Além disso, o Instituto trabalha acessibilidade e inclusão no dia a dia, com intérpretes de libras em todos os eventos e vídeos institucionais, capacitação de sua força de trabalho em libras para melhor atender estes trabalhadores e participação dos surdos também como palestrantes em atividades, como Cristina Michiko Nishijima, da Central de Recebimento de Amostras, na mesa-redonda A pandemia pelo olhar feminino: mulheres do INCQS contam suas histórias.