pt Português en English es Español
 

Publicado em 21/03/2023.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/ Fiocruz)

banner intranet qualidade saneantes MAR2023

Estão abertas, até o dia 29 de março, as inscrições para o curso livre sobre controle da qualidade de saneantes com abordagem nos ensaios químicos e físico-químicos. O curso será realizado de forma presencial, no período de 8 a 12 de maio de 2023, de 8h às 17h, com carga horária total de 40 horas síncronas.

O objetivo é capacitar profissionais dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) e de outras instituições públicas que atuem na área de controle da qualidade de produtos saneantes.

O curso apresentará o controle da qualidade de saneantes com abordagem nos ensaios químicos e físico-químicos: preparo de soluções, análises químicas quantitativas e análises físico-químicas. Os profissionais poderão aprimorar e implementar os conhecimentos adquiridos em sua rotina de trabalho. Serão ministradas aulas teóricas expositivas com apresentação do conteúdo por slides e aulas práticas em laboratório.

Adriana Sant'Ana da Silva, chefe do Departamento de Química (DQ) do INCQS/Fiocruz, responsável pelo curso, destaca a importância da capacitação oferecida aos profissionais que atuam no controle de qualidade de saneantes como forma de implementação de métodos, atualização e até mesmo reciclagem nas metodologias que serão apresentadas. "Além da possibilidade de estabelecer parcerias com profissionais de outros laboratórios que atuam em atividades semelhantes", complementa a servidora.

Já Leonardo de Souza Lopes, chefe do Setor de Cosméticos e Saneantes do Departamento de Química (DQ) do INCQS/Fiocruz, também responsável pelo curso, enfatiza sobre o aprendizado dos profissionais através do conteúdo teórico que contempla as diversas legislações de saneantes assim como o aperfeiçoamento das boas práticas laboratoriais.

As inscrições devem ser realizadas na Plataforma Campus Virtual Fiocruz. Acesse aqui: https://abrir.link/F6peK