pt Português en English es Español
 

Publicado em 09/03/2023.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz).

vdquali boas praticas banner intranet

A Vice Diretoria de Gestão da Qualidade (VDQuali) do INCQS/Fiocruz, em parceria com o Departamento de Química (DQ) e o Serviço de Gestão de Tecnologia da Informação (SGTI), visando o cumprimento da missão do INCQS, ministrou de forma remota nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2023, o treinamento de boas práticas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O treinamento capacitou e atualizou profissionais do INCQS, de diversas unidades da Fiocruz e de todos os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) a respeito do programa de pré-qualificação da OMS, requisitos de boas práticas da organização para laboratórios de controle de qualidade de produtos farmacêuticos e política de integridade de dados dos computadores de equipamentos em laboratório.

Os responsáveis pelo treinamento foram Ana Lúcia Sampaio (VDQuali), Mychelle Alves (DQ), Thiago Santana (DQ) e Mario Henrique Botelho (SGTI). O treinamento contou com um total de 200 participantes inscritos e foi realizado através da Plataforma Teams.

Segundo Tatiana Forti, vice-diretora de Gestão da Qualidade (VDQuali) do INCQS/Fiocruz, a VDQuali entende a importância e o papel do INCQS no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e trabalha ajudando a todas(os) em tudo que pode. Todos os cursos e treinamentos são abertos e têm a participação de profissionais de fora do INCQS.

"Esse curso, em especial, foi muito elogiado pelos profissionais que participaram. Apresentamos as nossas experiências nesse processo de pré-qualificação da OMS. Agradeço aos nossos colegas de trabalho Mychelle, Mario e Thiago que nos ajudaram nessa missão e a toda minha equipe, em especial, Ana, Dafne e Marise que estiveram à frente. Gerenciar 200 pessoas foi um grande desafio cumprido com louvor", comenta a vice-diretora do instituto.

De acordo com a participante, Márcia de Oliveira Siqueira, do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), o curso dado pelo INCQS/Fiocruz foi excelente, visto que todos os instrutores conseguiram associar os requisitos teóricos com a prática realizada e com os procedimentos do instituto.

"Isso possibilitou entender plenamente o que é exigido para cada requisito dado e também saber onde buscar informações auxiliares. Além disso todos os instrutores tinham conhecimento profundo sobre os temas e conseguiram tirar todas as dúvidas dos participantes durante todo o treinamento”, disse.

Claudia Ribeiro Souto, chefe do Departamento de Microbiologia (DM) do INCQS/Fiocruz, que também participou do treinamento, conta que achou o treinamento claro e objetivo e que foi possível identificar que não é fácil para um laboratório público estar apto à acreditação pela OMS, mas é possível com comprometimento, investimento e dedicação.

A servidora destacou que nessa capacitação também foram abordadas as Boas Práticas da OMS para laboratório de Microbiologia Farmacêutica, que é uma área complexa, dinâmica e de grande importância, pois é essencial para garantir a segurança e a eficácia do produto. "Na medida em que foram apresentadas, foi possível identificar o cumprimento de muitos requisitos na rotina analítica do departamento de microbiologia do INCQS/Fiocruz. Isso dá um orgulho, pois somos uma instituição pública com recursos financeiros limitados, e o comprometimento institucional dos colaboradores faz toda a diferença. Por fim, esse treinamento corroborou para a importância de realizarmos o nosso trabalho de forma criteriosa, à luz das legislações pertinentes, visando a qualidade do produto que chega ao usuário final', explica.

Claudia Souto pontuou ainda que o que mais a surpreendeu foi saber que há uma demanda reprimida concentrada em alguns laboratórios acreditados, que não conseguem suprir esta necessidade. Enquanto isso, os laboratórios públicos pré-qualificados, como o INCQS/Fiocruz, não conseguem absorvê-la em virtude dos embargos burocráticos que devem ser cumpridos.

"Outro ponto de destaque se refere na importância de termos um representante do INCQS, Thiago Novotny, que participa ativamente da comissão organizadora dos seminários dos laboratórios acreditados pela OMS. Desta forma, essa troca de experiência entre os laboratórios permite ao INCQS, como órgão público, se planejar e se adequar previamente para as próximas auditorias da OMS", finaliza.