pt Português en English es Español
 

Publicado em 13/02/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz).

Renata Jurema Medeiros e Magno Maciel Magalhães. Foto: Arquivo Pessoal

O projeto da equipe do Laboratório de Fisiologia do INCQS/Fiocruz, sobre a aplicabilidade do modelo zebrafish em análises de nanotoxicologia, foi contemplado no Edital Ideias Inovadoras – 2ª rodada, do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação (“Inova Fiocruz”). A divulgação do resultado final foi em 25 de janeiro.

O título do projeto é ‘Avaliação da aplicabilidade do modelo zebrafish (Danio rerio) na investigação da toxicidade in vivo de nanomateriais’. O zebrafish é um peixe de água doce, com aproximadamente cinco centímetros quando adulto, cuja taxa reprodutiva é alta, com embriões transparentes. Ele tem 70% de homologia genética com os seres humanos e por isso pode substituir ou complementar os estudos em mamíferos.

Os profissionais do INCQS/Fiocruz envolvidos são: Magno Maciel Magalhães (coordenador do projeto), Renata Jurema Medeiros (coordenadora adjunta do projeto), Gabriele Fátima de Souza e Thais Morais de Brito. Também compõe a equipe a aluna de iniciação científica Nayara Cecília do Couto Guedes.

Magno e Renata explicam que, ao longo do projeto, serão desenvolvidos nanomateriais (materiais que possuem, no mínimo, uma dimensão externa limitada à escala de 10 a 1000 nanômetros) de variados tipos, como nanopartículas poliméricas, metálicas e cerâmicas, nanocarreadores lipídicos, nanocristais, dentre outros. Estes serão testados no Laboratório, utilizando diversas metodologias com o zebrafish, e equipamentos que foram adquiridos com verba do edital Equipamentos Inova - Encomendas Estratégicas.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Dra. Beatriz Patricio (Unirio) e o Dr. Helvécio Rocha (Farmanguinhos/Fiocruz).

- Saiba mais sobre a importância do zebrafish para a avaliação toxicológica
- Saiba mais sobre o Programa Inova Fiocruz
- Saiba mais sobre o tema.