Publicado em 16/01/2023.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz).

Bernardete Spisso faz sua apresentação. Foto: Arquivo Pessoal
Profissionais do Departamento de Química (DQ) do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) participaram, de 10 a 15 de dezembro de 2022, do ‘III Iberoamerican Conference on Mass Spectrometry’, no Rio de Janeiro. O Instituto foi representado com a apresentação de três trabalhos na forma de poster e com duas palestras.
As palestras foram ministradas por Bernardete Spisso, do Laboratório de Alimentos do DQ, e por Mychelle Alves Monteiro, do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes, ambas no dia 11 de dezembro.
Bernardete abordou o tema ‘Determinação de resíduos de antibióticos macrolídeos em fórmulas infantis por LC-MS/MS’ para usuários da empresa Sciex. Sua exposição aconteceu no evento de pré-conferência, conhecido como Users´ Meeting.
Já Mychelle ministrou a palestra ‘Metodologia analítica para identificação e quantificação de impurezas de N-Nitrosaminas em Medicamentos por LC-MS/MS”, no encontro de usuários da empresa Waters.
O INCQS/Fiocruz também contou com três apresentações na forma de poster:
1) ‘Determination of macrolide antibiotic residues and metals in infant formulas by mass spectrometry based methods’, por Bernardete Spisso e Mararlene Ulberg (Laboratório de Alimentos - Setor de Resíduos - Medicamentos Veterinários);
2) ‘Development and validation of HPLC-MS/MS methods for simultaneous determination of six N-nitrosamines impurities in losartan and valsartan pharmaceutical products’, por Mychelle Alves Monteiro, Patrícia Condé de Lima e Soraya de Mendonça Ochs (Laboratório de Medicamento, Cosméticos e Saneantes);
3) ‘Development and validation of methods for quantification of six N- nitrosamines impurities in olmesartan and irbesartan pharmaceutical products by HPLC-MS/MS’, por Soraya de Mendonça Ochs, Patrícia Condé de Lima e Mychelle Alves Monteiro (Laboratório de Medicamento, Cosméticos e Saneantes).
A conferência abrangeu todos os aspectos da técnica conhecida como “espectrometria de massas”, dos fundamentos à instrumentação e aplicações.
“A participação no evento possibilitou a atualização em diversos aspectos da técnica analítica alvo da conferência, bem como a divulgação de atividades de alta relevância do INCQS que empregam a espectrometria de massas como ferramenta em ensaios químicos em produtos sujeitos à vigilância sanitária. Além disso, possibilitou a interação dos nossos profissionais com outros de diversas instituições, bem como de outras unidades da própria Fiocruz”. explicaram as participantes.