pt Português en English es Español
 

Publicado em 23/12/2022.

Lula cumprimenta a presidente da Fiocruz e futura ministra da da Saúde, Nísia Trindade. Foto: Elisa Andries

Primeira mulher a ser presidente na Fiocruz, cargo que ocupa desde 2017, Nísia Trindade Lima também será a primeira mulher a chefiar o Ministério da Saúde a partir de janeiro de 2023. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22/12) pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

"Tem muita coisa para acontecer em cada ministério. Cada companheiro tem que montar sua equipe. É importante que essa equipe atenda às pessoas mais competentes, às pessoas comprometidas com nosso projeto e às pessoas que participaram dessa vitória, que não foi apenas o PT, mas vários partidos políticos", declarou Lula. "Espero que todos ganhem, mas nossa prioridade é cuidar do povo mais pobre, do povo trabalhador, do povo mais necessitado".

"A prioridade é usar todo o potencial do [Sistema Único de Saúde] SUS, com os seus serviços próprios, a área que envolve os hospitais filantrópicos, que respondem a 50% das internações do SUS, e também o setor privado para um grande esforço no sentido de colocarmos critérios, indicarmos e sinalizarmos os encaminhamentos de prioridade para a regulação, dando transparência a esse processo", afirmou a futura ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima. "Esse já é um esforço que estamos trabalhando e tem muitos elementos na transição para nos ajudar nesse sentido. Também pensamos em mutirões em áreas de vazios assistenciais; esse é o foco prioritário, como o própro presidente Lula vem falando".

Confira a matéria completa de Ciro Oiticica (Agência Fiocruz de Notícias) aqui.

 

Escolha de Nísia Trindade Lima é motivo de orgulho a comunidade Fiocruz

Conhecedores do trabalho e do comprometimento de Nísia Trindade Lima com a saúde pública, os profissionais da Fiocruz comemoraram a escolha e aproveitaram a oportunidade para externar seu orgulho. É o caso do diretor do INCQS/Fiocruz, Antonio Eugenio de Almeida, que declarou em suas redes sociais: