pt Português en English es Español
 

Publicado em 21/12/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz).

Arte: Jessica Lagos (INCQS/Fiocruz)

O Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS), do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS-Fiocruz), recebeu nota 6 na Avaliação Quadrienal 2017-2020 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), divulgada em 19 de dezembro. Foi conferido aos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos o conceito ‘muito bom’ em todos os quesitos avaliados.

Na avaliação, o PPGVS se destacou na produção científica, na diversidade e formação do corpo docente, na qualidade das teses e dissertações, na formação dos alunos e no impacto social. Com a nota 6, passa a ser considerado pela Capes um programa de excelência.

Foram avaliados 4.512 programas de pós-graduação stricto sensu de todo o país e apenas 15% obtiveram as notas 6 e 7.

 

Kátia Leandro (coordenadora de Ensino), Cristina Guilam (coordenadora-geral de Educação da Fiocruz), Silvana Jacob (vice-diretora de Ensino e Pesquisa) e, atrás, Antonio Eugenio de Almeida (diretor do INCQS) brindam a conquista da nota 6 na Capes

Um trabalho intenso e bem-sucedido

A coordenadora de Ensino do INCQS/Fiocruz, Kátia Christina Leandro, explica que para aumentar o conceito na Capes, o Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária trabalhou a qualidade de suas produções, publicando preferencialmente em revistas internacionais, e investiu na internacionalização, recebendo alunos estrangeiros e incentivando o doutorado sanduíche (saiba mais sobre a internacionalização do PPGVS).

Ela conta, também, que o relatório enviado à Capes com as informações sobre o Programa no período referente à avaliação foi elaborado durante a pandemia, sendo dificultado pelo trabalho remoto em parte do tempo, devido à necessidade de isolamento social.

“Podemos comemorar e acreditar que tudo é possível, quando trabalhamos em equipe em prol de um objetivo comum”, destacou Kátia Leandro: “A obtenção da nota 6 da Capes representa uma enorme conquista para o INCQS/Fiocruz, mas sabemos que os desafios são contínuos, pois precisamos garantir uma pesquisa de qualidade, com impacto nacional e internacional”, afirmou a coordenadora.

Em 2021, o PPGVS/INCQS/Fiocruz completou 20 anos e em 2022, alcançou o marco em sua história, conquistando, pela primeira vez, a nota 6 na Capes, instância responsável por avaliar todos os programas de pós-graduação do Brasil. 

Coordenadores, Docentes e Secretárias acadêmicas brindam a conquista da nota 6 na Capes
PPGVS/INCQS/Fiocruz comemora o resultado

“Agradeço aos envolvidos pela parceria, comprometimento, dedicação e confiança no nosso trabalho, pois esse resultado é fruto do empenho de discentes, docentes, da secretaria acadêmica, coordenação e direção. Somos um Programa de excelência!” (Kátia Christina Leandro, Coordenadora de Ensino do INCQS/Fiocruz)

“Para o INCQS e para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), é muito importante ter um programa como o PPGVS desenvolvendo novos conhecimentos e metodologias que aperfeiçoem o nosso trabalho na área de vigilância sanitária, em prol da saúde da população.” (Antonio Eugenio de Almeida, Diretor do INCQS/Fiocruz)

“Ser um programa de excelência, nota 6 na avaliação da Capes, significa que somos referência na área e isso só reforça a importância da nossa instituição para a vigilância sanitária do País. É a consagração do Programa como referência em ensino e pesquisa em suas áreas de atuação (vigilância sanitária) e comprova a importância de nossas contribuições para a saúde pública e para o SUS. Ser excelência em Vigilância Sanitária nos torna ainda mais comprometidos e cientes do papel que desempenhamos na sociedade e faz com que aumente a motivação e o orgulho de estarmos servindo a população brasileira. Parabéns a todos que trabalharam para que esta avaliação fosse um sucesso, para todo o corpo docente, os discentes, os profissionais que compõem a Seca e a coordenadora do ensino do INCQS que com toda sua dedicação e experiência foi fundamental para que o nosso programa fosse reconhecido com grau de excelência pela CAPES. (Silvana do Couto Jacob, Vice-diretora de Ensino e Pesquisa do INCQS/Fiocruz)