pt Português en English es Español
 

Publicado em 16/11/2022.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Em referência ao mês de prevenção do câncer de próstata, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) promoverá no dia 17 de novembro, às 10h, em seu auditório Sérgio Arouca, a palestra 'Novembro Azul: dados clínicos sobre Saúde do Homem que podem salvar famílias'. O evento é aberto ao público geral, gratuito, não requer inscrição prévia e contará com intérprete de libras. Não haverá transmissão online.

A apresentação será feita pelo gerente-geral de Apoio Diagnóstico-Terapêutico e Física Médica do Viva Rio, e professor adjunto da Faculdade Bezerra de Araújo (FABA), Alexandre Gomes.

"É uma iniciativa louvável e com a cara da Fiocruz: promoção de Saúde com foco em escala pública. É um prazer grande ter a oportunidade de colaborar com o evento. Reconhecidamente, os índices de negligência masculina à saúde são elevados quando comparado às mulheres, que são grandes exemplos a serem seguidos na questão dos cuidados. Por isso as ações do Novembro Azul são tão importantes", declarou o palestrante.

O INCQS fica dentro da Fiocruz, na Av. Brasil, 4365, Manguinhos. Também é possível o acesso pela R. Leopoldo Bulhões, 1480, Manguinhos. Dentro da Fundação, localiza-se em frente à creche.

 

Sobre o câncer de próstata

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) (https://www.inca.gov.br/campanhas/cancer-de-prostata/2020/saude-do-homem), surgiram 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

Na fase inicial o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

 

Outros tipos
Em relação à saúde do homem, também é preciso cuidado com o câncer de pênis e o câncer de boca. O primeiro, cujos principais fatores de risco são higiene íntima inadequada e infecção por HIV, resulta na amputação do órgão em alguns casos.

Já o câncer de boca, quinto tipo mais incidente a população masculina, tem como causas o tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição solar sem proteção, infecção pelo vírus HPV e imunossupressão.