pt Português en English es Español
 

Publicado em 19/08/2022.

Por Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz).

O Programa de Pós-graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do INCQS/ Fiocruz informa que estão abertas até o dia 31 de agosto, as inscrições para o curso sobre preparo e controle da qualidade de meios de cultura utilizados em microbiologia. O objetivo é capacitar e atualizar profissionais da área de saúde nestas atividades, principalmente quanto aos aspectos teóricos da preparação, esterilização e técnicas empregadas no controle da qualidade de meios de cultura e soluções.

A capacitação traz uma abordagem teórica dos aspectos técnicos e da prática laboratorial e também das questões relacionadas à biossegurança e qualidade. De acordo com o PPGVS do instituto, a capacitação e atualização de profissionais nas atividades de preparo e controle da qualidade de meios de cultura é fundamental para qualquer laboratório de microbiologia, uma vez que os meios de cultura são itens básicos e primordiais para a realização de ensaios nessa área. Assegurar a qualidade desses itens de ensaio é imprescindível para a garantia e confiabilidade dos resultados analíticos.

O curso, que será realizado 100% on-line, através da plataforma Zoom, acontecerá nos dias 12 a 16 de setembro, de 9 às 12 horas, com carga horária total de 15 horas. Serão ofertadas 30 vagas. Os setores de Meios de Cultura e de Microbiologia de Apoio do Departamento de Microbiologia (DM) do INCQS são os responsáveis pela capacitação.

As inscrições devem ser feitas na plataforma Campus Virtual da Fiocruz. Acesse o edital e todas as informações aqui.

Em caso de dúvidas, favor contatar a Coordenação de Ensino através do e-mail cpe@incqs.fiocruz.br ou pelo telefone (21) 3865-5291.

card curso capacitacao JUL2022